O modelo de negócio nem sempre recebe a prioridade que merece durante a criação de uma pequena empresa. No entanto, construir um modelo de negócios deve ser uma das prioridades de qualquer empresa.
É através do modelo de negócios que tudo da empresa é documentado, que o negócio toma forma, de fato. O modelo de negócios organiza a empresa. Se você ainda não construiu o seu e percebe que precisa de algumas orientações, observe as nossas ideias.
O que é um modelo de negócio?
O modelo de negócios é um documento onde estão organizadas todas as informações da empresa, as principais ações, pontos fracos e pontos fortes, objetivos, estratégias e metas a curto e longo prazo.
É o modelo de negócios que transforma, inicialmente, o seu sonho em realidade. Mas, não se engane. Modelo de negócios é diferente de plano de negócios. O modelo é anterior ao plano.
De uma forma prática e didática, o plano de negócios diz o que você deve fazer. Já o modelo lhe diz como fazer. Os dois são igualmente importantes e nenhum deles deve ser descartado.
Como construir um modelo de negócios para a sua empresa
Existe um modelo de negócios tradicional pelo qual quase todas as empresas se baseiam para construir o seu. A fama se deve à eficiência e praticidade. É o modelo Canvas também conhecido pela sigla BMC – Business Model Canvas.
O modelo Canvas se divide em 9 dimensões. Conheça cada uma delas a seguir:
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Para quem
Este primeiro quesito diz respeito ao público alvo e tem a ver com a segmentação de mercado. Nada mais é do que descobrir as necessidades do cliente e atender a estas tais demandas.
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O quê
Aqui deve constar o objetivo da sua empresa e se este tal motivo está alinhado ao que o seu público está precisando.
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Para quem
Neste quadrante está em jogo a forma como você vai atingir o seu público consumidor, como o seu produto vai chegar a estas pessoas. Aqui você deve verificar o marketing, logística, custo benefício e tudo mais.
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Relacionamento com o cliente
Aqui entra a questão do feedback, ou seja, aquele retorno que você deve dar ao seu cliente logo depois do processo de compra do seu produto. Este relacionamento pós venda estreita laços e fortalece a fidelidade do seu cliente.
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Receita
Quanto o seu cliente está disposto a pagar pelo seu produto? O que ele está pagando diz respeito apenas ao valor técnico ou tem a algo mais envolvido? Preço e valor são diferentes. E você deve descobrir o que existe no seu produto que pode valer mais do que o que você cobraria naturalmente.
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Recursos chave
Neste item você deve listar tudo que pode contribuir para o desenvolvimento do seu negócio como os recursos humanos e físicos, ativos financeiros etc. O objetivo aqui é descobrir como o seu negócio vai engrenar.
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Atividades chave
É a atividade principal da sua empresa, é o que ela vai fazer para lhe garantir retorno financeiro. Você vai trabalhar com vendas, gestão de pessoas, produção de conteúdo etc..
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Parceiros
Os parceiros são aquelas pessoas, ou empresas, que irão lhe ajudar a desenvolver o seu negócio. Eles são sempre muito bem vindos e também necessários. É difícil começar e permanecer em um negócio sozinho. Portanto, procure se cercar do que for útil e rentável para você.
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Custos
Aqui você deve listar todos os custos existentes na criação do seu negócio. Não faça distinção. Os custos devem ser os variáveis e os fixos, além das comissões, pagamentos, recursos humanos e financeiros etc.
Depois de que fizer o seu modelo de negócio você deverá passar para o plano de negócios. Mas, um não exclui o outro. Se ainda não tem este documento em mãos, não perca mais tempo. O modelo de negócios é essencial para o sucesso da sua empresa.