A venda no fiado ainda é uma realidade muito presente nos estabelecimentos do varejo, principalmente em pequenos supermercados de bairro ou até mesmo de cidades pequenas. Contudo ao aceitar essa opção de venda o varejista assume um risco de modo que muitos se perguntam se há um modo de se vender no fiado corretamente, eu me lembro do famoso crediário.
Antes de se esclarecer como o varejista deverá vender fiado, devemos entender mais sobre esse tipo de venda.
Vender fiado compensa?
Hoje em dia os grandes supermercados atingem todos os lugares, por menores que eles sejam, logo a prática de se realizar uma venda no fiado acaba por ser uma alternativa para se diferenciar dos demais, já que a mesma ocorre devido a um processo de confiança do dono do estabelecimento no cliente.
A venda fiado faz parte dá cultura brasileira e mesmo com a aparição de diversos meios de pagamento essa ainda é uma prática comum e muito procurada pelos clientes. Vender no fiado acaba por fidelizar muitos clientes, fazendo com que esses mesmos clientes construam uma rotina de vendas dentro dá loja que faz esse tipo de venda.
Muitos dos comerciantes acabam por optar por vender fiado para não perder clientes para concorrentes diretos que fazem uso desse tipo de venda ou até mesmo para os grandes supermercados.
Apesar do benefício de fidelizar o cliente, a decisão de utilizar ou não à prática de venda no fiado varia de acordo com a visão de negócio dá empresa e que acaba por definir se vender fiado será bom ou ruim para a empresa.
Como vender fiado
É comum que varejistas que vendem no fiado façam uso de uma caderneta ou outras formas manuais para gerenciar as vendas feitas desse modo. Entretanto o uso de uma caderneta para vendas no fiado é um risco gigantesco para o varejista tendo em vista à possível perda ou sinistro dá caderneta o que acarreta um prejuízo gigantesco para aquele que faz uso dela.
É preciso então que haja um controle de vendas dá mesma forma que há um controle sobre a conciliação de vendas no cartão. Controle esse que começa através dá obtenção de um software de gestão, onde o varejista consiga administrar o contas a receber e implantar um sistema que possa lhe oferecer uma segurança em vender no fiado.
Além disso é preciso que se aplique um modo de comprovar ao cliente essa venda, até mesmo para que ele possa reivindicar valores devidos.
Realizar o cadastro completo dá pessoa que deve, identificando o limite de crédito e a forma como será realizada à venda no sistema do caixa (PDV) é o primeiro e importante passo para que a venda fiado seja feita de maneira correta.
3 formas comuns de se vender fiado na frente de caixa (PDV)
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Por meio de um recibo
Por meio dessa prática após à venda fiado, será emitido um recibo constando à descrição dos produtos comprados e o valor a ser pago pelo cliente. Para a execução dessa atividade é necessário que o software de gestão tenha essa funcionalidade. Esse recibo deve conter um campo para que o cliente realize à autenticação, ou seja, assine o documento podendo ser usado dessa forma pelo varejista como comprovante de débito o que não poderá ser confundido com uma nota fiscal.
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Exigir senha para a identificação do cliente
A senha é uma forma muito utilizada em supermercados para garantir à identificação do cliente ao se vender fiado. A senha é gerada no momento do cadastro do cliente mediante a assinatura de um contrato que garante ao consumidor que o mesmo se responsabilize pelo uso dessa identificação. Feita dessa forma a utilização dá senha automatiza o processo além de anular a precisão de se emitir um recibo. Lojas que contam com o PINPAD e com o TEF podem fazer uso dessa atividade,sendo o equipamento o responsável por coletar à senha do cliente.
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Através do cartão da loja
Outra forma de identificar o cliente no ponto de venda é através do cartão magnético. Esse cartão deverá conter uma identificação, seja ela por chip ou código que permita ao cliente ser identificado no PDV. Esse tipo de uso permite que o operador do PDV não tenha à necessidade de conhecer todos os clientes já que a identificação será feita pelo cartão. À experiência de uso pelo cliente também é mais agradável, tendo em vista que basta que ele leve o cartão até a loja e apresentá-lo no caixa. Outro benefício desse tipo de uso é que o cliente terá sempre a mão à marca dá sua empresa na carteira,algo que ajuda a fidelizar e fixar a marca na cabeça do cliente.
Vender fiado utilizando convênios com outras empresas
Outra rotina de venda interessante para se vender no fiado é o convênio com empresas parceiras. Nesse processo a empresa parceira determina os colaboradores aptos a receber esse benefício e é realizado um cadastro definindo-se o limite de crédito para cada indivíduo, porém vinculados a empresa. No fim de cada mês é emitida uma nota de consumo geral de todos os funcionários para que a empresa assuma o débito.
A opção de vender fiado conveniado a outras empresas parceiras é sempre uma boa opção já que incentiva o consumo das pessoas em sua loja com risco reduzido de prejuízo já que a dívida será assumida pela empresa
A necessidade de um software de gestão para se vender fiado
Ao contrário das velhas formas de se vender fiado, a automação é a solução para um controle e segurança de estabelecimentos que escolham vender dessa maneira. Sendo que não é possível vender fiado sem que o software utilizado pelo varejista possua às opções adequadas.
Seja à emissão do comprovante, seja o uso do cartão fidelidade,às senhas como controle de clientes,a utilização do PINPAD e além de tudo isso, e o controle financeiro dos recebíveis passam pela utilização do software de gestão correto que assegurem ao varejista à utilização dá venda fiado sem qualquer tipo de prejuízo.
Assim como controlar o que é vendido no cartão é algo difícil, controlar o que é vendido fiado também é, logo é preciso um bom software de gestão com processos bem estruturados..