Venda de saldo de estoque – Como a estratégia pode beneficiar seu negócio.

Venda de saldo de estoque – Como a estratégia pode beneficiar seu negócio.

Uma das estratégias que têm crescido nos últimos anos é a venda de saldo de estoque. O nicho, que é muito mais popular nos EUA ainda é pouco popular no Brasil, mas tem tendências de crescimento.

Isso porque com o resfriamento do mercado (devido à crise financeira) o ritmo de vendas no varejo tem diminuído também. Para se ter uma ideia, apenas no Natal de 2016, houve uma queda de 5% (segundo dados da Associação Comercial de São Paulo).

Essa é uma ótima maneira de resolver problemas relacionados ao estoque. É comum que muitas empresas passem por dificuldades de desencalhar produtos que se acumularam e não obtiveram saída.

Quer saber mais sobre como o saldo de estoque pode beneficiar o seu negócio? Então acompanhe este artigo até o final e iremos explicar detalhadamente como ela funciona.

O que é a venda de saldo de estoque?

A venda de saldo de estoque é uma atividade que está em pleno crescimento no Brasil. A estratégia tem como objetivo atuar na compra ou venda de estoques de empresas.

Podem, até mesmo, atuar intermediando através de sites a venda de produtos dessas empresas. Seus lucros vêm em forma de porcentagem sobre as vendas, nesse caso.

Em geral o grande problema vem quando lojas e empresas encomendam mais produtos do que deveriam – o que é comum para eventos sazonais.

Apesar de poucas empresas atuarem nesta área, a tendência é que este serviço esteja a pleno vapor em alguns anos.

Isto porque é evidente que estão sobrando produtos em estoques. Dessa maneira, para não arcar com prejuízos, o melhor é dar um direcionamento ao saldo de estoque.

Quando a venda de saldo de estoque é necessária? Que outras estratégias posso adotar?

A melhor maneira de não ter prejuízos é através de uma análise de mercado. Se a previsão de vendas para determinado período estiver abaixo do esperado, é melhor não arriscar na encomenda.

Então, períodos de festas sazonais, como o Natal, Dia das Crianças, Dia das Mães ou outras datas comemorativas, é bom estar atento às variações mercadológicas.

Investir em promoções ou mesmo em uma maior divulgação é uma das melhores formas de se livrar de produtos. Assim como diminuir o número de pedidos pode evitar o problema.

Mas cabe salientar que esta estratégia não é benéfica para a sua empresa.

Informatizar os pedidos, pondo, assim, todo o sistema de logística em sistemas é outra opção a ser analisada para a solução do problema.

Quais os maiores benefícios da venda de saldo de estoque?

A venda do saldo de estoque é excelente para se livrar de produtos que não estão obtendo saída.

Dependendo do nicho ao qual ele se destina, é possível encontrar um meio de livrar-se dele com as empresas que se destinam a comprar esses produtos.

Se o produto tem pouco ou nenhum interesse por parte de consumidores, é melhor vendê-lo por um preço mais barato do que deixá-lo empoeirar.

Tudo reside em uma boa negociação.

Cabe lembrar que a estratégia garante uma boa rotatividade de mercado.

Lembrando apenas que vender os estoques não garante que sua empresa não tenha prejuízos. Entretanto, é uma saída para evitar que eles se tornem mais caros aos lucros do seu negócio.

O espaço físico do seu estoque também é afetado positivamente. Já que liberará espaço para novos estoques – o que evitará gastos com a manutenção destes.

A economia também vem com a não utilização de funcionários para a solução de problemas.

Existem empresas, inclusive que fazem o desenvolvimento de PVAs (Planos de Vendas de Ativos). O que garante que a negociação seja benéfica para ambas as partes.

Quer se livrar do seu saldo de estoque? Então aproveite-se da estratégia de venda deles e evite prejuízos!

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