Estoque – Tenha um ótimo controle
Controle de estoque
Quem é dono de uma empresa que vende diretamente produtos ou mercadorias já deve ter parado para analisar a quantidade de itens que pode deixar de vender por conta de um bom controle de estoque.
O gerenciamento desse estoque realizado de uma forma ineficiente pode fazer com que o seu negócio perca vendas que são muito importantes, prejudicando até mesmo a imagem que ele tem dentro do mercado.
Muitas vezes, os clientes são indicados para visitarem a sua loja porque ela possui um produto específico, e quando chegam lá podem não achar, causando assim uma frustação e um retorno difícil.
Se você está procurando soluções que sejam simples, mas eficientes para controlar o seu estoque, chegou ao lugar certo. Continue lendo e entenda o que é possível ser feito nessa área do seu negócio.
Benefícios de ter um controle de estoque eficiente
O controle de estoque é considerado uma estratégia que gera vantagem competitiva para uma loja.
Por exemplo, com um bom planejamento de estoque você pode oferecer aos seus clientes um determinado produto que está em falta no mercado, ou garantir que eles tenham acesso aquela sensação do momento.
Além disso, você também garante a venda e terá a satisfação e possível fidelização desse cliente.
Uma gestão de estoque eficiente pode trazer diversos benefícios para o seu negócio, sendo as principais:
- Aumento das vendas: Conforme o exemplo que citamos acima, mantendo o seu estoque atualizado, você garante mais vendas;
- Redução dos custos: Quanto mais produtos você tiver disponível em estoque, maior será a quantidade de dinheiro parado dentro da sua empresa. Dessa forma, manter correto o seu estoque significa melhorias financeiras para a sua empresa;
- Manutenção de qualidade dos produtos: Com um estoque que fica sempre desorganizado e desatualizado, os seus produtos podem ficar muito mais danificados e até mesmo perdidos;
- Simplicidade na sua operação: Sem o controle do seu estoque a sua operação fica muito mais complexa, e as tarefas que são consideradas simples, podem demorar muito mais, gerando prejuízos.
Concentre-se em ter os fornecedores corretos
A primeira solução para você conseguir realizar o controle de estoque correto é pensar em quem fornece esses produtos para você. Isso porque é muito comum que um gestor de loja se perca em meio a vários fornecedores, buscando os melhores preços.
Porém, nem sempre essa é a melhor saída para os lucros com as vendas. Outros fatores precisam ser levados em conta, escolhendo assim fornecedores que sejam ideais para economizar o tempo, obter os preços compatíveis ao mercado e melhorar a qualidade dos produtos.
Para ajudar na filtragem desses parceiros, concentre-se sempre naqueles que oferecem um equilíbrio entre o preço, qualidade, prazo de entrega e pagamento.
Analise bem esses fatores e invista em um relacionamento duradouro e harmônico com os parceiros escolhidos.
Trabalhe com um estoque reduzido
Trabalhando com os fornecedores corretos e mantendo um controle dos dados sobre a saída e entrada de mercadorias, você conseguirá estabelecer um estoque muito mais alinhado com a previsão de demanda do seu negócio.
Esse é um dos grandes segredos para adotar um planejamento de estoque que seja otimizado.
Assim, trabalhe sempre com um estoque que seja suficiente para atender as vendas, tendo uma reposição necessária no tempo correto.
É claro que vez ou outro você pode ter uma baixa nos produtos e precisar de algo que não tem, porém isso não pode acontecer com frequência.
Uma dica boa para otimizar esse estoque é manter separados os produtos que registram uma saída maior daqueles que são menos vendidos ao final do mês.
Isso porque geralmente os mais vendidos oferecem uma lucratividade maior e não podem faltar na sua loja, sendo aqueles que são mais difíceis de encontrar e que somente você tem.
Utilize ferramentas que dão apoio
São muitas as ferramentas que podem automatizar o seu controle de estoque, e não importa a que você escolher é sempre preciso pensar na melhor gestão do seu comércio.
O cadastro de produtos e o estoque atual são algo básico e primordial para a ferramenta usada, atribuindo assim as informações que sejam necessárias na hora de entender e verificar as unidades de cada coisa.
Conhecer o estoque mínimo e máximo também são duas opções de controle um pouco mais avançadas que não podem faltar, já que se forem bem usadas poderão trazer enormes benefícios ao empreendedor. Nosso sistema é totalmente adequado, tendo as métricas necessárias para se ter o devido controle e assim aumentando seu lucro.
Quer conversar comigo? Me chame no Whatsapp
Comente: