Desconhecimento de indicadores, contas misturadas e falta de capital, são apenas 3 dos priores problemas que os empreendedores podem ter quando a vida financeira de um negócio está desorganizada.
O descontrole financeiro dentro de uma empresa, é um dos principais fatores de quebra dos pequenos e médios negócios, fazendo com que muita gente feche as portas antes do esperado.
Mas calma, se você tem uma empresa e quer organizar toda a vida financeira do seu negócio, chegou ao lugar certo.
Aqui você encontra várias dicas essenciais e informações preciosas para conseguir organizar toda a parte financeira da sua empresa, e evitar assim entrar para o ranking da falência.
Aprenda a organizar a sua vida financeira
Nem tudo está perdido, e o empresário consegue resolver e colocar todas as finanças em ordens de uma maneira correta.
É possível detectar os custos que são altos demais, as contas que estão consumindo dinheiro além do que deveriam e até mesmo um nível de endividamento alarmante.
O aconselhável dos especialistas é fazer cenários mensais do que se tem para receber e o quanto é preciso pagar, bem como quando.
Dessa forma, é possível ver como andam as contas e coisas mês a mês, sendo um embrião de todo o processo de planejamento para atuar dentro do dia a dia do negócio.
-
Tenha disciplina
O empreendedor que deseja organizar as suas finanças empresariais precisa em primeiro lugar sem disciplinado. É algo similar a emagrecer ou até mesmo parar de fumar.
Sem um acompanhamento diário, nenhum objetivo é atingido no final de um determinado período.
O controle financeiro exige muita disciplina a cada mês do empreendedor, que nem sempre é alguém que está acostumado com as finanças.
É preciso existir um acompanhamento correto e periódico de alguns dos indicadores que são fundamentais, como o custo fixo, o faturamento, o custo total, a margem de lucro, o lucro nominal e o nível de endividamento.
Para as empresas que são pequenas, é recomendável até que esse tipo de acompanhamento seja feito de forma semanal ou diária.
-
Separe as contas
Um dos erros mais comuns dos empreendedores que entram dentro do mercado de trabalho é o de misturar as contas da empresa com as contas pessoais.
É sempre preciso separar de forma muito rigorosa a sua vida empresarial da sua vida pessoal, especialmente quando o assunto é vida financeira.
O grande problema das empresas que são de pequeno porte é que a família e os negócios geralmente costumam se confundir, por isso estabelecer com os sócios quais são os períodos e as condições para a retirada de capital é essencial.
Bem como para não transferir nenhum tipo de capital empresarial para o que for considera um patrimônio pessoal.
-
Conheça os prazos
Conhecer os prazos de pagamentos e de recebimento é um dos primeiros passos, e mais importantes, para conseguir controlar o fluxo de caixa, um grande aliado na hora de organizar as finanças empresariais.
Grande parte dos empreendedores costuma confundir a questão dos prazos, e por isso tudo tem que ser bem claro, bem como o que é longo, médio e até mesmo curto prazo
Conhecer as dívidas de curto, médio e longo prazo da sua empresa é essencial para o bom negócio.
-
Use algum sistema
As planilhas podem ajudar a começar o seu trabalho, quando ele ainda é um embrião, porém um software de gestão pode ser essencial para você acompanhar o crescimento do seu negócio.
Com um investimento razoavelmente baixo por mês é possível contratar um software de gestão em nuvem, que irá te fornecer todos os números e até mesmo otimizar a vida financeira da sua empresa.