Taxas de cartões: Você calcula?
Quando se fala de taxas de cartões é inegável que boa parte dos varejistas irá se assustar só de pensar no custo total de manter essa forma de pagamento em seu estabelecimento.
Mas qual é o real impacto das taxas de cartões?
Para alguns as taxas de cartões pode não parecer tão incidente, contudo se pararmos para avaliar os custos sobre produtos de baixa lucratividade ele passa a representar perdas consideráveis.
Além das taxas propostas e do custo do aluguel dá máquina há despesas adicionais de juros se precisar antecipar pagamentos. Se isso não for feito, há uma diminuição do saldo disponível no seu caixa. O que as operadoras não informam no entanto, é que à taxa de cartões deverá ser observada de acordo com cada produto. Um item de alta lucratividade portanto absorve melhor os custos, mas quando esse não é o caso, o melhor a ser feito é uma promoção para aumentar o giro e virar o jogo, já que a taxa incide sobre o valor total.
Desde sempre a grande vantagem sobre a utilização do cartão é diminuição dá inadimplência e o estímulo às vendas ou até mesmo o ticket médio, contudo é necessário avaliar até quando essa perda é compensada pelos benefícios.
Como avaliar a necessidade do cartão?
O principal termômetro para avaliar a necessidade dá utilização do cartão são os clientes, isto é,se eles preferem ou precisam pagar com cartão, se sim, então essa forma de pagamento deverá ser disponibilizada. Porém se eles se sentirem motivados a fazer uma compra à vista,então à sua necessidade não é determinante.
Lógico que isso não significa que você não precise utilizar o cartão como meio de pagamento inclusive pode escolher receber os cartões por TEF ou POS, mas sim que poderá aproveitar as novas regras e alternativas de pagamento em benefício do seu negócio. A utilização dos cartões certamente aumenta as vendas, mas dependendo do seu faturamento e de outros detalhes o crescimento não será tão representativo, por isso a necessidade de se fazer comparações e consultar os clientes.
Além disso há a necessidade de se controlar a margem do produto e garantir uma boa estratégia de precificação para o seu negócio. Com as constantes mudanças do mercado é importante considerar alternativas para estimular mais vendas já que novas opções surgem o tempo todo.
Como negociar com as operadoras?
Inicialmente a taxa para a utilização do cartão de crédito gira em torno de 3,6% sobre o valor dá compra. Para pagamentos no cartão de débito à taxa cai para aproximadamente 3%, podendo até chegar à 2,6%, contudo se à compra for parcelada, você estará sujeito à uma taxa crescente.
As operadoras também avaliam a quantidade de vendas e o valor médio de cada compra, devido a isso é necessário ter uma média de pelo menos três meses de venda com cartões para gerar médias e negociar.
Usar um sistema de gestão de vendas
Com o aumento do volume de informações financeiras, desconto das taxas de cartões, duplicata e diversos outros meios de recebimento, é necessário ter um sistema de gestão de vendas que seja integrado ao seu financeiro assim as vendas que fizer no caixa irá automaticamente para seu contas a receber, onde você poderá fazer uma conciliação bancária, conciliar os cartões e até mesmo um fluxo de caixa para não ter surpresas! Conte com nossa empresa para o que você precisar!
Comente: