Qualquer empresa que queira crescer ou se manter com sucesso precisa contar com gerenciamento adequado de seus recursos, dados e procedimentos precisa de um Sistema ERP.
Com a evolução tecnológica, um dos caminhos mais utilizados para isso é a adoção de soluções de ERP (Enterprise Resource Planning, ou Planejamento de recurso corporativo em português), isto é, de sistemas de gestão empresarial.
Entendendo o que é um ERP
Um ERP é um sistema de informação que integra todos os dados e processos de uma organização em um único sistema, isto é, é um tipo de software capaz de integrar todos os dados da empresa em um sistema unificado, armazenando e automatizando todas as informações de um modo simples e de fácil acesso.
A integração pode ser vista sob a perspectiva funcional (sistemas de finanças, contabilidade, recursos humanos, fabricação, marketing, vendas, compras etc) e sob a perspectiva sistêmica (sistema de processamento de transações, sistemas de informações gerenciais, sistemas de apoio a decisão, relatórios e etc).
Com essa característica de oferecer uma gestão completa e padronizada, os gestores das empresas conseguem integrar os dados de todos os departamentos, permitindo que seja feita uma análise ampla e consolidada dos resultados obtidos.
Vantagens de utilizar um ERP
Algumas das principais vantagens desse sistema para empresas de pequeno, médio e grande porte são:
Eliminar o uso de interfaces manuais
Reduzir custos
Otimizar o fluxo da informação e a qualidade da mesma dentro da organização (eficiência)
Otimizar o processo de tomada de decisão
Eliminar a redundância de atividades
Reduzir os limites de tempo de resposta ao mercado
Além disso, a implementação de um sistema ERP ajuda na redução de erros e fraudes, já que permite uma análise completa de todos os processos da empresa. Ele também moderniza os processos, já que com o sistema ERP, os processos empresariais são automatizados.
Ele possibilita um controle maior sobre o ciclo de produção, gerando resultados mais satisfatórios e melhoria da qualidade do produto oferecido.
Em relação a eficiência, ela não se limita apenas dentro da empresa, já que a adoção de um sistema ERP também reduz o tempo de resposta dos fornecedores, já que seu formato moderno e digital permite repassar as demandas aos fornecedores de forma mais rápida, tornando esse procedimento mais eficiente. Isso reflete também para o cliente, já que com um tempo de resposta mais rápido dos fornecedores, o tempo de espera para o cliente também é mais rápido.
Fatores para o sucesso de implementação de um sistema ERP
Segundo uma pesquisa Chaos e Unfinished Voyages (1995) os principais fatores críticos de sucesso para um projeto de implantação de um ERP são:
Envolvimento do Usuário
Apoio da direção
Definição clara de necessidades
Planejamento adequado
Expectativas realistas
Marcos intermediários
Equipe competente
Comprometimento
Visão e objetivos claros
Equipe dedicada
Infraestrutura adequada
Além disso é preciso escolher um bom sistema ERP, como o Uniplus. Entre em contato conosco e evolua!