São mais de 1,2 milhões de empresários donos de bares e restaurantes no Brasil, mas isso não quer dizer que é uma tarefa fácil. De acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, apenas três em cada 100 restaurantes conseguem se manter abertos por mais de 10 anos. E o pior, 35% deles fecham as portas antes mesmo de completar um ano de funcionamento.
Esse tipo de comércio é um dos mais comuns e estão presentes em todos os municípios brasileiros, independente do tamanho. Mas é preciso de muita organização, controle e responsabilidade para gerenciar esses estabelecimentos. Ainda com todo cuidado e dedicação, muitos problemas costumam acontecer. Até mesmo quando se tem o melhor gerente do mundo, podem ocorrer erros e deslizes e na maior parte do tempo, esses erros vêm quando estamos desprevenidos. Confira os 3 maiores problemas enfrentados por bares e restaurantes e como você lidar com eles:
1. O ambiente
Quando o ambiente é agradável e atrativo, o cliente não tem vontade de ir embora e voltará mais vezes. Disponibilize cadeiras e mesmas confortáveis, onde você conseguirá abrigar a maior quantidade possível de consumidores. A decoração será um atrativo por si só! Um bom investimento para o seu estabelecimento é ter um lugar para a acomodação de pertences dos clientes. Por mais surpreendente que pareça, é um dos itens que tem mais reclamações em restaurantes. Receber um auxílio para acomodar casacos, mochilas, sacolas de compras e outros, é um alívio para o cliente!
2. Segurança e higiene
Não adianta ter um ambiente bonito e decorado se não for seguro para seus funcionários. Tenha certeza que terão uma passagem segura para os garçons, onde não terão riscos de escorregar, por exemplo. É muito comum os cozinheiros se cortarem com facas ou latas e assistentes se queimarem. Os riscos são enormes, por isso invista em treinamentos para os funcionários e garanta que seu estabelecimento esteja dentro de todas as normas de segurança e higiene. As saídas de emergência são fundamentais. Não adianta também ter comidas deliciosas se a limpeza do seu restaurante não for impecável. Por mais que pareça ser só um detalhe, é melhor investir em jogos americanos bacanas do que deixar toalhas de mesa sujas ou manchadas.
3. O cardápio
Uma das partes mais difíceis, o cardápio precisa estar de acordo com o conceito definido no seu plano de negócio. Você precisa levar em consideração até mesmo o seu fornecedor, sua qualidade de produtos e serviços, a pontualidade de entrega dos produtos, preços e várias outras coisas. É importante produzir o cardápio em conjunto com o Chef, antes mesmo de montar a cozinha. Caso contrário, seu restaurante pode acabar ficando preso de uma receita que necessita de equipamentos próprios, que acaba sendo inúteis para o resto do menu.
Os preços também precisam ser competitivos em relação aos bares e restaurantes vizinhos e, ao mesmo tempo, levar em conta as despesas diárias. Como os ingredientes podem variar muito o preço, o ideal é estabelecer uma média. Tenha cuidado também com a manutenção do seu estoque. Se sempre sobrar comida nos pratos dos seus clientes, reveja o tamanho das porções. É ideal consultar um nutricionista na hora de montar os pratos.
Conclusão
Ter um controle total da sua empresa é fundamental para um gerenciamento de sucesso. Uma sugestão é o sistema de gerenciamento Uniplus. Com ele, você consegue gerar relatórios em tempo real, tornando o gerenciamento muito mais prático e eficaz. Além disso, você ainda consegue ver qual funcionário tem um melhor desempenho e qual seu ticket médio de vendas.