O que é Sintegra e como funciona ?

O que é Sintegra e como funciona ?

Uma das dúvidas mais recorrentes entre as pessoas que são relacionadas diretamente ao empreendedorismo ou administração financeira de uma empresa é sobre o que é Sintegra e quais são suas funções e maiores recursos.

Segundo algumas das várias informações disponibilizadas nos principais sites do Governo.

Esse Sistema Integrado de Informações e Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços refere-se a uma maneira de intervir no meio de cunho privado.

Elevando dessa maneira o total controle do Estado acerca da economia e sua situação no âmbito nacional.

O Sintegra nada mais é do que um relevante conjunto de procedimentos de caráter administrativo, bem como de sistemas que visa estimular que todos os estados brasileiros sejam unificados.

O intuito é estabelecer a unificação do fornecimento de informações que sejam relativas à aquisição, venda e até mesmo prestação de serviços entre todo o ambiente nacional.

De maneira geral, o Sintegra pode ser visto como um recurso que acaba gerando uma maior burocracia de todos os processos de controle estaduais, bem como da Federação dos impostos que são devidos pelas corporações privadas.

Mas podemos também afirmar que o mesmo sistema, por outro lado, contribui para favorecer um controle mais organizado, contribuindo para que tudo fique unificado em um único ambiente!

O imposto controlado refere-se principalmente ao ICMS.

Entendendo melhor o que é Sintegra e o que ele pode representar para o mercado brasileiro.

O Sintegra visa organizar em um único ambiente todas as informações administrativas das empresas privadas nos estados brasileiros.

De certa maneira ele pode ser também considerado um maior controle relacionado ao âmbito fiscal que é gerado entre os Estados do país, procurando até mesmo equiparar as inúmeras taxas vigentes.

Embora tenha ocorrido uma grande resistência no inicio da sua implantação, o Sintegra é uma ferramenta que pode agregar muito mais benefícios do que uma grande parcela de burocracias!

Segundo as próprias informações cedidas pelo Governo brasileiro, “contribuintes usuários de Processamento Eletrônico de Dados estão obrigados a fornecer às Administrações Tributárias dos Estados, em meio magnético, validado, arquivo magnético contendo os dados relativos à totalidade das operações (compra e venda, aquisições e prestações) internas e interestaduais que tenham praticado”.

Mas embora as promessas sejam extremamente positivas, a grande questão entre os usuários que precisam usar esse sistema refere-se ao seu uso!

Saiba como usar o Sintegra e quem deve acessá-lo

Todos os arquivos com inclusão de dados referente ao período inicial do dia um de janeiro de 2003 precisam ser validados por meio de um Software Validador, bem com ser entregues por meio do próprio ambiente online.

Para esse envio é necessário contar com o Software para Transmissão Eletrônica de Documentos, conhecido pela sigla TED. O processo deve ser feito por meio da página de download do portal da Sintegra – http://www.sintegra.gov.br/.

Para que o responsável possa realizar o acesso à página referente a esses downloads, é preciso que ele clique primeira na opção “serviços” e depois em “download”.

Quem tiver dúvidas acerca desse processo ou sobre outros pontos do programa, bem como identificar algum problema, pode realizar o contato direto com os responsáveis pelo sistema.

Esse contato pode ser realizado pelo endereço de e-mail sintegra@sefaz.mg.gov.br ou se preferir pode recorrer ao telefone 155. 

Sobre quem pode acessar o Sintegra

Seu uso é obrigatório para o repasse de dados a todos os contribuintes de ICMS, que precisam realizar a emissão de notas fiscais ou que também escrituram livros fiscais por meio dos recursos do sistema eletrônico de processamento de dados.

Isso também deve ser levado em consideração mesmo que o processo seja feito por terceiros, como por exemplo, escritórios de contabilidade ou até mesmo CPD externo.

Para poder formalizar o envio dessas informações é importante que o contribuinte se lembre de fazer o acesso ao programa validador, que é disponibilizado pela Secretária da Fazenda vigente em cada estado específico.

Como você pode obter o programa para validação de dados do Sintegra?

O validador pode ser adquirido por meio do próprio site do Sintegra (http://www.sintegra.gov.br/). No endereço eletrônico é possível fazer o acesso direto ao site da Secretária da Fazenda vigente em cada estado.

Esse acesso inicial possibilitará ao usuário obter todas as informações acerca do seu cadastro CNPJ e assim fazer a solicitação formal do Sintegra.

Procure sempre fazer um contato direto com o seu contador ou se preferir, pode também contatar a Junta Comercial presente na sua cidade para poder ter acesso aos dados do Sintegra que são essenciais para a aquisição do software.

Já o validador pode ser tranquilamente adquirido por meio do próprio site do Sintegra porém os dados precisam de confirmação por parte da Secretária da Fazenda vigente no seu estado de atuação.

Conclusão sobre o que é Sintegra!

O Sintegra é absolutamente obrigatório a todo e qualquer contribuinte que precise fazer a emissão de nota fiscal por meio do processamento de dados, bem como quem realiza a escrituração de livro fiscal.

Vale destacar que é preciso avaliar quais as eventuais necessidades de adaptação referente ao seu software comercial, para que se possa seguir todos os pontos determinados por parte da legislação brasileira.

Quem tem dúvidas sobre o que é Sintegra, de maneira mais prática, podemos afirmar que se trata de um arquivo de texto formatado por meio de um padrão previamente estabelecido esse tipo de avaliação é levado em consideração pela ótima do próprio desenvolvedor.

Para esse arquivos, pode-se afirmar também que cada linha pode ser correspondente a um registro, onde são contidos diversos campos que também são pré-definidos de acordo com o perfil do registro em questão.

Há uma grande parcela de registros disponíveis para serem incluídos aos arquivos. Cada um deles possui características únicas, bem como requisitos e aplicações.

Agora que você já possui uma maior noção sobre o que é Sintegra, já pode ter uma maior noção acerca dos conceitos gerais relacionados à legislação e sua grande importância para as questões burocráticas da sua empresa!

Nosso sistema gera o arquivo Sintegra de forma simples e fácil. Ficando assim em dia com as obrigações acessórias.

Comente: