Entender o que é giro de estoque é algo muito importante para qualquer gestor, mas a verdade é que empreendedores que estão começando agora a sua caminhada se complicam nesse conceito, como também se atrapalham em outros.
Além disso, trata-se de uma questão que não pode ser apenas compreendida, mas também é necessário entender e fazer alguns cálculos, e isso pode ser bem complicado para alguns empresários.
Assim sendo, a seguir nós vamos te explicar o que é giro de estoque e o que você vai precisar fazê-lo para poder calculá-lo. Vem conferir e aprender um pouco mais a cada dia pelo bem do seu negócio!
Entenda de uma vez por todas o que é giro de estoque
Como comentamos previamente muitos são os que não fazem ideia sobre o que é giro de estoque, mas é importante entender esse conceito para manter o seu negócio andando bem.
Sendo assim, vamos às conceituações necessárias: giro de estoque nada mais é do que um indicador que nos ajuda a saber como está a saúde financeira do negócio em termos de estoque.
Esse departamento precisa trabalhar de maneira estratégica junto aos demais, porque só dessa forma é possível garantir que a empresa vai seguir crescendo de forma contínua e muito tranquila.
A importância do cálculo do giro de estoque
Agora que você já sabe o que é giro de estoque deve entender a importância de fazer os cálculos relacionados a essa ferramenta. Com os cálculos se torna possível definir o que pode ser problemático no estoque de um negócio e o que pode vir a atrapalhá-lo em algum momento.
A questão é que muitos não sabem como fazer esse tipo de cálculo, e é justamente isso que nós pretendemos te explicar nesse exato momento. Vem conferir as nossas dicas:
- Entenda que giro de estoque = total de vendas dividido pelo volume médio de estoque;
- É necessário definir qual o período do cálculo;
- Depois é necessário definir o total de produtos que foram vendidos nesse período específico;
Exemplo: entendamos que você produz feijões e que vendeu 1800 sacas em um único ano. O estoque médio que você costuma ter é de 200 sacas. Sendo assim, é hora de aplicar a fórmula, que fará com que você tenha 9 giros de estoque em 12 meses.
Vale lembrar que esse cálculo pode ser feito por valores monetários, não necessariamente por unidades de estoque. Vai depender do que você precisa avaliar especificamente nos seus resultados!
Dicas necessárias para melhorar seu giro de estoque
Você ja sabe o que é giro de estoque, já tem perfeita ideia de como ele é calculado, mas isso não basta se você não souber como melhorar de fato o do estoque da sua empresa, do seu negócio.
Tendo isso em mente nós fizemos questão de reunir algumas dicas que poderiam ser bastante úteis para você que quer aumentar o giro de estoque do seu negócio, garantindo uma maior lucratividade para a sua empresa. Confira a seguir:
1 – Baseie as suas compras nas suas vendas
Se você trabalha com estoque precisa ter cuidado para não acabar perdendo dinheiro! Uma questão importante é que é fundamental que você baseie suas decisões em dados e não em achismos. Analise o que foi mais vendido nos últimos meses, por exemplo, e o que não foi evite comprar de novo. Assim você vai conseguir melhores resultados.
2 – Tente ter um estoque mínimo de cada produto
Se houver muita procura e você precisar fazer um novo pedido, não tem problema, mas essa tática evita que você passe pelo constrangimento de receber um pedido e não poder atender por falta de estoque. Em uma situação assim você vai perder o cliente e vai sofrer!
3 – Encontre maneiras de aumentar a rotatividade
Se o estoque está lotado e os produtos não estão saindo é fundamental encontrar maneiras de aumentar a sua rotatividade, e uma delas é com certeza apostando no uso de promoções!
Descontos também podem ser bastante atraentes, não há dúvida, mas é fundamental sempre avaliar se você está perdendo dinheiro ou se está ajudando na rotatividade do estoque, porque em alguns casos promocionar e descontar não compensa.
4 – Considere as datas especiais na hora de montar seus estoques
Não se pode ignorar que em alguns meses o giro de estoque será maior que em outros, independentemente do seu nicho de atuação. Por exemplo, Dia dos Namorados e Dia das Mães costumam fazer o comércio bombar, então vale a pena ter mais estoque nessas fases do que em meses como Setembro, por exemplo. O nosso sistema tem esse relatório para facilitar sua vida, marque uma demonstração sem compromisso!
Agora você sabe o que é giro de estoque, sabe como calculá-lo e até conta com algumas dicas para aumentá-lo e fazer o seu negócio crescer! Aplique as nossas ideias e veja o seu faturamento e seus ganhos aumentarem!