O que é empreendedorismo
Empreendedorismo é um conceito novo. Embora a prática de “empreender” seja algo tão antigo quanto o surgimento das civilizações, o conceito surgiu no Brasil apenas nos anos 90.
Os franceses foram os pioneiros nesse conceito ao usar o termo “empreendedor” para diferenciar um capitalista da época – ou alguém que fornecia capital – e alguém que planejava e investia em seu próprio negócio.
O conceito em síntese ainda é o mesmo, porém com algumas variações e curiosidades que vamos conhecer neste artigo.
Confira!
Então, o que é empreendedorismo e o que faz um empreendedor?
O empreendedor, basicamente, é aquele que vê uma nova oportunidade de negócio – enxerga uma nova possibilidade – e investe seu tempo e dinheiro naquilo.
É aquele que tira o sonho do papel, em termos mais curtos.
E há todos os tipos de empreendedores: aqueles que se arriscam mais, os mais visionários, os que montam uma lojinha na sua rua ou aquele que põe em prática uma ideia milionária.
Desde que um empreendedor consiga administrar sua ideia e pôr para frente seu negócio, podemos dizer que ele é bem-sucedido.
História do empreendedorismo no Brasil
Como já foi dito, o termo empreendedorismo só surgiu no Brasil nos anos 90. E, diga-se de passagem, surgiu com muita força.
Tudo isso graças ao acesso que a população teve em financiamentos para a abertura de empresas, a chegada de fornecedores estrangeiros e menos impostos.
Foi uma década de muita abertura econômica e competitividade.
Uma das grandes empresas criadas nos anos 1990 e que todos nós conhecemos e que hoje é um império de supermercados, foi a Pão-de-Açúcar.
Valentim de Santos Diniz criava sua primeira doceria, que com o tempo se tornaria uma grande rede de supermercados e outros empreendimentos.
Ainda há muitas outras empresas que foram fundadas na década de 90 e ainda se mantêm consolidadas no Mercado, como a Sadia, por exemplo.
Porém, atualmente, nossa cultura se fragilizou bastante em relação ao empreendedorismo.
Não temos muitos investimentos na área de pesquisa científica e nem apoio à novas iniciativas – além da grande burocracia e cargas tributárias.
Mas não é o fim para os empreendedores brasileiros.
Mesmo na crise, muitos brasileiros, desde 2016 para cá, estão optando por abrir suas empresas, e, de 2017 para cá, cresceu o número de MEIs.
4 Características de um empreendedor bem-sucedido
Criatividade, visão e resiliência talvez sejam os três pontos mais fortes em um empreendedor bem-sucedido, principalmente no Brasil.
Porém há outras características que se destacam, são elas:
-
Positividade e otimismo
Claro que não estou dizendo para você ser cego pelo otimismo.
Mas é importante acreditar no seu negócio antes mesmo de começar, não esperar pelos resultados para se animar.
Se você pesquisou, fez seu planejamento e está seguro da sua ideia, é primordial acreditar nela.
-
Autoconfiança
Se você não defender sua ideia e “vender seu peixe”, quem mais vai?
O primeiro passo para que as pessoas valorizem o seu talento e o seu produto/serviço, é você se valorizar primeiro.
Pode parecer uma característica clichê, mas muitas pessoas desistem na primeira adversidade por insegurança em si mesmo.
Se você tem conhecimento e sabe o que está fazendo, agarre-se nisso!
-
Ver mais além
Você precisa também ter jogo de cintura e saber prever diversos cenários possíveis.
Nem sempre tudo sai como planejado e você também precisa estar preparado para situações que não sejam muito favoráveis.
A capacidade de ver mais além é o diferencial em um empreendedor.
É importante acreditar na sua ideia, óbvio, mas é imprescindível ter um plano B.
-
Perseverança
Se não deu certo uma vez, veja o que está errado, planeje e tente de novo.
É importante lembrar: a maioria dos negócios não dão certo de primeira, e isso você pode afirmar com qualquer empreendedor com um negócio consolidado.
Às vezes é necessário alguns testes e tentativas antes de acertar seu público, o preço de mercado e como se destacar da concorrência.
O importante é se manter intacto na sua visão e perseverar.
Empreendedorismo é para qualquer um, mas não é fácil
Você já deve ter pensado: “Fulano é sortudo, só sorte mesmo para conseguir tanto sucesso nesse negócio.”
Ou algo como “Eu não conseguiria chegar tão longe quanto fulano(a)”.
Realmente, um empreendimento é como um filho, ele é único e resultante da sua ideia, caráter e personalidade.
Nunca um empreendimento será igual ao outro, mas não significa dizer que por ser diferente você não terá sucesso.
Qualquer um pode empreender, mas não quer dizer que seja fácil, e, vai depender exclusivamente do quanto você está disposto a ir para montar seu negócio.
Com visão, criatividade e as demais características que citamos neste artigo, você é capaz de voar longe e ser bem-sucedido em seus negócios.
Pense nisso e quem sabe não é a hora de você se tornar um empreendedor também?
Comente: