A palavra inovação é aplicada quando algo que é desenvolvido pouco se parece com com os padrões conhecidos. Em tempos de economia globalizada,a capacidade das empresas em inovar pode não ser apenas uma vantagem competitiva, mas também um fator estratégico para a sustentabilidade e sobrevivência do negócio.
Razões para se inovar
Existem diversas razões pelas quais a geração de novas ideias podem ser cruciais para o sucesso do negócio, embora cada organização tenha as suas prioridades e especificidades.
Empresas que não conseguem inovar se arriscam a perder terreno para outras empresas concorrentes, perdendo assim colaboradores chave ou simplesmente operando de forma ineficiente.
A essência da inovação consiste em questionar as crenças existentes desafiando a lógica convencional, ou seja pensar fora da caixa. A partir da prática de pensar diferente podem surgir ideias que revolucionam o mundo além de reinventar uma empresa com novos produtos e serviços.
Crescimento e Sucesso
O crescimento e o sucesso de uma empresa estão intimamente ligados a modernização dos processos, aos feedbacks constantes, à presença de colaboradores motivados, à liberdade de ideias e à existência de ferramentas adequadas para a realização de atividades. Todas essas questões referem-se a inovações empresariais que resultam em uma organização capaz de promover diferenciação de mercado e lucro.
O sucesso de uma empresa então passa a não depender única e exclusivamente da presença de um gestor rígido e uma infra estrutura apropriada: É necessário que a inovação seja feita nos processos de organização, de modo que a garantir um ciclo de vida extenso para a empresa.
Uma questão sempre presente quando falamos de inovação é como promover a criatividade e quebrar paradigmas, instigando novos conceitos e saindo da mesmice que acaba por desmotivar os colaboradores e favorece a concorrência. O desafio é construir um clima propício para que as pessoas possam criar vínculos e que escolham se engajar e comprometer com os objetivos da organização.
Inicio da inovação
Dar o primeiro passo também é um grande desafio, já que envolve modificar a cultura organizacional alinhando a estratégia da empresa a ações práticas de inovação,essas iniciativas não podem ser pontuais ou desconexas.
Financeiramente falando o líder não deve encarar a inovação da empresa como mais uma despesa, mas sim como um investimento de longo prazo e para isso não tem outro jeito. É preciso direcionar constantemente recursos para fomentar a inovação.
Líderes da Inovação
Em geral a inovação deve ser promovida e encabeçada pelos líderes de forma que todo o mecanismo em torno desse plano de ação tenha remuneração variável aos gestores envolvidos nessa inovação e até mesmo em metas corporativas que envolvam toda a empresa. Esse incentivo vindo de cima acaba por motivar toda a organização a trabalhar em prol do desenvolvimento de inovações e novos negócios.
Tal engajamento implica em ter pessoas mobilizadas para a realização da causa, para que de forma voluntária eles dediquem seus esforços para criar, tendo em vista que o processo de inovação de uma empresa não se implanta apenas com a publicação de um procedimento.
Como os seres racionais que somos devemos lembrar que também somos bastante emocionais e o engajamento em um projeto passa muito pelo emocional da equipe envolvida e das lideranças que se comunicam com essa equipe.para que as mesmas se sintam capazes de contribuir e participar. Outro fato é que é preciso que a empresa compreenda com clareza os objetivos da inovação, até por que não haverá uma mobilização em qualquer projeto que seja que as pessoas não tenham uma clareza sobre a causa.
Muito esforço
Toda a gestão desse processo de inovação precisa garantir que o esforço criativo seja canalizado,analisando os riscos e oportunidades de forma eficaz para que a implementação de tudo seja cuidadosamente planejada e monitorada.
A busca pela inovação esbarra muitas vezes justamente nessa dificuldade das empresas em criar um plano estratégico que deem um norte para onde essas organizações vão trilhar.
O segredo para uma boa definição desses objetivos está justamente na construção de um plano estratégico que discuta e analise os cenários presentes e futuros no ponto de vista econômico e das tendências de mercado. As lideranças a partir daí traçam os planos e metas que sejam condizentes a cada empresa e que possam evitar um planejamento furado de uma empresa,tirando o foco da mesma e evitando assim a sua inovação no mercado.
A inovação por si ajuda a empresa a descobrir novas oportunidades presentes ou vislumbrar o futuro,algo que as empresas de sucesso fazem muito inclusive não apenas atendendo os seus clientes atuais,mas também antecipando tendências e desenvolvendo ideias que lhe permitam atender uma demanda futura de forma rápida e eficaz o que coloca a empresa a frente dos demais concorrentes.
O Desafio
Uma implementação adequada representa um grande desafio no mundo dos negócios rumo a uma inovação,até por que os casos de sucesso nos mostram que as lideranças são diretamente responsáveis a participação de todos no projeto que traz maior tolerância a erros e maior capacidade de motivação das pessoas. Por isso a maior demanda de cuidado desde a captação e construção de um plano de inovação de uma empresa, até a sua implementação.
Para se obter o sucesso na inovação da empresa é preciso não desperdiçar esforços, erros até são toleráveis,claro, mas apesar de todo o desgaste para que a inovação de uma empresa realmente funcione é preciso a clareza não só da equipe mas também das lideranças sobre quando e onde inovar.
Os líderes do projeto precisam conhecer a fundo aquilo que falam e praticam para terem maior ciência sobre onde o produto ou serviço ofertado pela empresa satisfaz o seu consumidor. Dessa forma eles passam a também conhecer o consumidor daquilo que ele produz o que facilita e muito no planejamento de novas tendências e planejamento de novas demandas que se adaptem ao mercado e aos novos tempos.
Inovar é determinante para que uma empresa se adapte ao novo e acompanhe as mudanças frequentes no mundo dos negócios. A capacidade de se inovar com boas ideias no entanto deve fazer parte do ciclo de vida de uma empresa e se tornar rotina para a mesma.
Tendo em vista a complexidade de um projeto de inovação e as dificuldades de implementação de algo assim, muitos se perguntam se é necessário a criação de um departamento específico dentro da empresa ou se esse “espírito inovador” deve ser distribuído em áreas dentro da empresa.
É recomendável que empresas imaturas ou iniciantes nesse aspecto criem uma área de inovação, que seja responsável por encabeçar e puxar discussões sobre o assunto na empresa.
Empresa maiores no entanto não devem encarar como elemento principal a criação de uma gerência de inovação visando promover a nova cultura organizacional da empresa.
Independente da estrutura é fundamental que o tema inovação permeie a cultura da empresa,isso das cabeças e lideranças até o chão da fábrica,isto deve ser tornar prática usual da empresa e não apenas de uma área ou departamento específico.
A frequência do assunto dentro da empresa faz com que os resultados dessa inovação sejam melhor absorvidos por todos, já que muitas das empresas que investem em inovação não possuem indicadores capazes de mostrar o custo de toda essa operação,o investimento geral presente no projeto ou as projeções de melhora ou piora da empresa após implementação.
Valor agregado
Os consumidores serão outros que verão a inovação como algo que agregue valor a empresa e aos seus produtos. Usada de forma correta a inovação pode dar vantagens em mercados de produtos saturados ou rapidamente mutáveis o que torna os clientes mais suscetíveis a pagar mais para ter o seu produto e serviço.