Nota Fiscal Eletrônica – O que é?
Desenvolvida para substituir o tradicional modelo da nota fiscal de papel e para modernizar o modo de se emitir nota fiscal no país a NF-e (Nota Fiscal Eletrônica) é um procedimento mais prático e eficaz para tanto para a fiscalização do governo, quanto para o manuseio das notas pelas empresas.
A emissão de Nota Fiscal eletrônica inicialmente só é obrigatória para empresas de determinados campos operacionais. O que foca principalmente empresas contribuintes do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e do Impostos Sobre Produtos (IPI).
Um dos primeiros fatores para a emissão da Nota Fiscal Eletrônica é se adquirir um Certificado Digital. Ou seja uma assinatura digital que comprove juridicamente a autenticidade da empresa que emite a nota.
Em seguida a empresa deve ser credenciada na Secretária de Estado da Fazenda (Sefaz) onde sua empresa está instalada. Esse cadastro em geral é simples, mas varia de um estado para outro, por isso é importante a consulta a seu contador para que ele lhe oriente com a legislação vigente no seu estado.
Após todo o cadastramento sua empresa vai precisar de um software de gerador de notas fiscais eletrônicas instalado em sua empresa (Emissor gratuito de notas fiscais eletrônicas). Com isso a Rtek pode lhe oferecer o Uniplus um software totalmente fiscal para que você emita suas Notas Fiscais em segurança e agilidade atráves de arquivo .XML ou digitando diretamente nos campos.
Atualmente temos três tipos de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) cada qual substituindo um determinado documento:
- NF-e (Nota Fiscal Eletrônica) Foi criada para substituir as notas de modelo 1 ou 1A, utilizadas nas operações de venda e prestação de serviços e relacionados a cobrança de ICMS. (Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços)
- A NFS-e substituí a declaração de serviço, documento exigido pelo município e que está relacionado a cobrança de ISS (imposto Sobre Serviço)
- Por fim temos CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico) que substituí diversos documentos para se fazer o transporte de carga.
Há diversas vantagens na implementação de Notas Fiscais Eletrônica, tanto para as empresas que a utilizam, quanto para o governo e para a sociedade, tais como:
- Redução dos custos de impressão e aquisição de papel
- Redução do impacto ambiental com a diminuição da utilização do papel
- Menor tempo de parada dos caminhões em estradas e fronteiras devido a facilidade na fiscalização e consequentemente menor tempo para a entrega de mercadorias.
- Menor custo para armazenamento de documentos para as empresas.
- Incentivo ao comércio eletrônico e o uso de novas tecnologias
- Aumento da confiança e da credibilidade nos documentos fiscais
- Ampliação do controle fiscal possibilitando maior troca de informação entre os fiscos
Contudo a integração da Nota Fiscal Eletrônica na empresa é algo gradativo o que torna alguns benefícios citados visíveis somente a longo prazo, mas os benefícios de curto prazo são significativos o que tem aumentado a adesão de empresas a emissão de notas fiscais eletrônicas.
No geral a implantação de um software gerador de notas fiscais na empresa como o Uniplus não representa apenas a modernização no meio de emissão de notas, mas um avanço tecnológico e um ganho de agilidade e praticidade no dia a dia da empresa e sua gestão, tendo em vista que perdia-se muito tempo digitando nota por nota, informação por informação quando hoje com o Uniplus se pode gerar a nota com o arquivo .xml, conferir os campos e informações da nota e posteriormente emiti-las,
Além disso todas as informações das operações feitas através de notas fica disponível no site da Receita por um prazo de até 180 dias, podendo ser consultados a qualquer momento pela internet apenas com o número da chave NF-e gerado após a emissão da nota.
Comente: