lucratividade e rentabilidade: conheça as diferenças
Muitas pessoas confundem os conceitos de lucratividade e rentabilidade, o que é bastante comum – e errado também. Uma vez que, apesar de relacionados aos ganhos de uma empresa eles transmitem dados diferentes.
Por isso é preciso conhecer bem os conceitos que permeiam os resultados do seu negócio. Uma vez que sabendo bem o que é que faz parte ou não dos resultados da sua empresa você poderá saber bem o se ela é bem sucedida ou não.
Mas afinal: o que define lucratividade e rentabilidade? Por que ainda hoje diversas pessoas confundem os seus significados? São alguns conceitos que iremos discutir ao longo deste artigo.
Quer saber mais sobre? Então leia-o até o final e saiba o que é lucratividade e rentabilidade e nunca mais esqueça ou confunda-os um com o outro. Além disso, descubra também a importância destes dados. Vamos lá?
Lucratividade e rentabilidade: diferenças
O grande embate referente à confusão dos conceitos de lucratividade e rentabilidade se deve ao fato de que tanto um quanto outro levam em consideração o chamado lucro líquido.
Mas o que as pessoas não sabem é que ambos utilizam esses dados de maneira diferente.
A lucratividade indica, de forma resumida o quanto um negócio faturou em relação ao quanto recebeu.
Para isso deve-se levar em consideração que o seu preço total deve abranger outros serviços envolvidos ao produto. Por exemplo, pagamento de funcionários, infraestrutura, tributos etc.
Ou seja, uma parte do valor recebido deve ser voltada para pagar o processo pelo qual a venda chegou até o seu cliente.
Já a rentabilidade está ligada ao investimento inicial do negócio como um todo e no seu potencial de retorno. Por exemplo, produtos dentro de empresas, que não possuem rentabilidade, são dispensáveis.
Para cada uma delas, é preciso uma explicação detalhada que daremos a seguir.
Como funciona a lucratividade?
A lucratividade funciona com a seguinte fórmula: lucro líquido dividido pela receita bruta (esta sendo a soma de todos os recebimentos do negócio sem descontos).
O valor do lucro líquido é dado por quanto sobra para a empresa após os descontos.
O resultado dessa divisão multiplicado por 100, por exemplo (o valor de determinado produto (uma camisa, por exemplo).
Dessa maneira, através de cálculos simples é que pode ser definido o índice de lucratividade de um empreendimento.
Como funciona a rentabilidade?
Como já dissemos, tanto a lucratividade e rentabilidade utilizam o lucro líquido. Entretanto, ela se relaciona com o investimento (lucro líquido/investimento x 100).
Qual a sua relação com o desempenho da empresa?
Apesar de ambas se utilizarem de diferentes formas para lidar com diferentes áreas de lucratividade e desempenho de um negócio ambas funcionam de modo a avaliar a saúde de um empreendimento.
Pois, um negócio pode ser lucrativo mas não rentável e vice e versa. Para ambos os casos existem soluções que só um estudo minucioso acerca desses valores é que poderá definir qual passo se deve tomar.
Assim sendo, podem ser necessárias uma série de investimentos pontuais (para negócios com muito potencial de rentabilidade). Um investimento elevado pode dar conta de empreendimentos com lucros altos e baixa rentabilidade.
A importância de ambos
Saber sobre a lucratividade e rentabilidade do seu negócio é um meio para um fim. No caso, saber os resultados de seu negócio podem ser definidos a partir desses dados.
Apesar de diferirem-se, ambos são de igual importância e se complementam.
De nada adianta, medir só a lucratividade ou só a rentabilidade e ter uma visão parcial da margem de lucros de seus negócios. Isso pode dar a falsa impressão de bons lucros assim como pode oferecer dados irreais.
Essas informações são essenciais para a tomada de decisões e para definir estratégias de crescimento e ampliação do seu negócio.
E agora, que você já sabe a diferença entre lucratividade e rentabilidade, que tal aplicá-las aos resultados da sua empresa? A partir desses dados você poderá ter uma maior certeza com relação aos passos que o seu negócio deve tomar.
Tags: lucratividade, rentabilidade, margem de lucros, índice de lucratividade.
E aí, gostou do artigo acima? Que tal deixar um comentário abaixo? Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais. Fique de olho em mais novidades e até a próxima.
Comente: