Indicadores de Resultados – O que são?
Os indicadores de resultados são necessários ao desenvolvimento de um negócio, isso não dá para negar. A questão é que muitos não sabem como trabalhar com esses conceitos e tão pouco entendem como eles funcionam.
O pior é que eles são fundamentais para que você tenha noção se a sua empresa está indo bem ou está indo mal, e mesmo assim muitos gestores ainda não entendem como trabalhar com eles.
Assim sendo, a seguir nós vamos falar mais sobre os indicadores de resultados, como eles funcionam e como podem ajudar o seu negócio a crescer e prosperar. Vem conferir!
Entenda o que são os indicadores de resultados
Caso você não saiba, os indicadores de resultados são nada mais, nada menos do que meios para você medir o desemprenho de um negócio. A partir desses indicadores você consegue ter uma noção melhor sobre alcançar metas específicas, sobre como está seu fluxo de caixa e o que precisa melhorar ou ser ajustado.
Ter uma noção da forma que esses resultados mostram o seu negócio é de fato um dos caminhos mais fundamentais para a melhoria da sua empresa, e são vários os indicadores que podem ser escolhidos.
Definir quais são mais relevantes do que outros é necessário para garantir que esses indicadores vão apontar o que você necessita, ou o que você não necessita para o caminhar da sua empresa. Sendo assim, fazer essa escolha é muito importante.
Conheça a classificação dos indicadores de resultado
Os indicadores de resultados podem ser divididos em dois tipos distintos, que nós vamos apresentar a seguir para que você tenha um maior entendimento a respeito dessa questão:
- Os indicadores de resultados (também conhecidos como indicadores de desempenho) estratégicos;
- Os indicadores de resultados de qualidade;
Talvez para você isso esteja soando um pouco confuso, mas não tem problema, porque a seguir nós vamos explicar a diferença entre cada um desses títulos. Fique de olho:
- Indicadores estratégicos – Para a maioria dos gestores de negócios esses são os indicadores mais importantes. Estão relacionados a eles o desenvolvimento de objetivos e de metas para o crescimento da empresa, e elas de modo geral se baseiam nos resultados que o negócio obteve em um determinado período de tempo, que costuma ser o último ano;
- Indicadores de qualidade – Os indicadores de qualidade de modo geral se baseiam em observações relacionadas aos processos e atividades do negócio em questão. Problemas em meio a produção, ao gerenciamento e a prestação de serviços costumam ser notados a partir do uso dessas ferramentas específicas;
Os indicadores mais utilizados
Entre os indicadores de resultados existem os que são mais usados pelo público, e os que sao menos usados. Nesse caso é necessário apresentar os principais, para que você tenha a oportunidade de conhecê-los e de utilizá-los no dia a dia do seu negócio:
- Indicadores de finanças – Entre os principais podemos citar Despesas, Lucratividade e Receitas;
- Indicadores de vendas – Entre os principais nós podemos citar a taxa de sucesso de vendas, o funil de vendas, as receitas por vendedor e as receitas por região;
- Indicadores de recursos humanos – Entre os principais nós com certeza podemos citar o índice de rotatividade dos funcionários, a quantidade de contratações, a pesquisa de clima, a quantidade de abstenções;
A necessidade de escolher os indicadores mais adequados
Nem todo o indicador que você escolher vai servir para a sua empresa. Nem todo indicador que parecer adequado hoje vai soar adequado amanhã. É fundamental compreender que empresas mudam e se transformam o tempo todo, e com isso é natural que elas apresentem outras necessidades e outras importâncias.
Além disso, nenhum negócio é igual ao outro. Alguns oferecem produtos, outros serviços, e outros mais mesmo ofertando a mesma coisa trabalham de maneiras distintas, com número de colaboradores diferenciados e insumos variados.
A região onde a empresa está também faz toda a diferença para o desenvolvimento do negócio, e é muito importante considerar fatores regionais na hora de definir os melhores indicadores a serem utilizados por uma empresa.
É natural, portanto, que empresas diferentes tenham indicadores distintos, e que ao longo da sua vida uma empresa vá usando indicadores variados, que vão apontar o que ela precisa enxergar no seu negócio naquele momento exato da sua história e do seu desenvolvimento.
Essa mutabilidade é sempre positiva e ajuda uma empresa a crescer e a ir mais longe. Sendo assim, escolha com cuidado seus indicadores e saiba que eles podem mudar a qualquer momento, e que eles não precisam ser iguais nem mesmo aos dos seus concorrentes. É normal trabalhar de forma diferente, que seja mais funcional para você!
Como você pode ter percebido os indicadores de resultados são muito importantes para ver se um negócio vai bem e ou vai mal, e o que precisa corrigir. Escolha bem os seus e boa sorte no seu desenvolvimento e análise!
Comente: