Gestão para pequenas empresas
Para muitos empreendedores, começar seu próprio negócio é um sonho que se torna realidade. Saiba mais sobre a gestão para pequenas empresas.
Ser proprietário de uma pequena empresa exige que você execute quase todas as funções disponíveis nela, como a de contador, recursos humanos, diretor de marketing e muito mais.
Portanto, é imperativo que você gerencie seu tempo de forma eficiente. Sem planejamento e priorização adequados, você corre o risco de ficar atrasado em tarefas importantes, fazendo com que seus negócios sofram.
Mas como os pequenos empresários usam eficientemente o tempo que têm quando a lista de tarefas parece interminável? Entenda aqui!
O que saber sobre uma gestão para pequenas empresas eficiente?
Confira as dicas abaixo, permitindo que você priorize sua lista de tarefas, aumente sua eficiência e equilibre melhor todos os aspectos do gerenciamento de sua pequena empresa.
Priorização de Tarefas
Nem tudo na sua agenda deve ser feito neste exato segundo. Além disso, algumas tarefas não precisam ser feitas por você.
Use a delegação de tarefas e um cronograma eficiente para começar a melhorar suas habilidades de gerenciamento de tempo classificando suas tarefas em quatro categorias:
- Urgente – Essas tarefas devem ser executadas o mais rápido possível. Eles são importantes e sensíveis ao tempo.
- Importante, mas não urgente – Essas tarefas devem ter um prazo anexado a elas, mas elas não precisam ser feitas nesse exato momento.
- Urgente, mas não importante – as tarefas nessa categoria podem ser delegadas a outra pessoa ou terceirizadas para outra empresa. Elas precisam ser feitas logo, mas não apenas por você.
- Não urgente / não é importante – essas tarefas podem ser destruídas. Eles não devem estar no seu radar no trabalho.
Você também pode usar o método ABC. Anote todas as tarefas priorize-as por importância.
– As tarefas A são mais importantes e as tarefas em C – as menores. Separando assim, em seguida pegue cada grupo e rotule-o individualmente A-1, A-2, etc.
Objetivos passo-a-passo
Um passo de cada vez. É assim que você pode lidar com seus objetivos e melhorar sua gestão de tempo. Comece com o que você deseja realizar antes do almoço e depois do almoço.
– Determine: o que você quer realizar antes do final da semana? Então siga para o mês e, finalmente, para o ano. É lentamente que se obtém uma gestão para pequenas empresas realmente funcional!
– Se você puder dividir seus objetivos em partes gerenciáveis, sua lista de tarefas parecerá muito menos intimidadora e aumentará sua capacidade de concentração.
Não aposte em ser um multitarefas
Pode parecer que ter excelentes habilidades de multitarefa é um grande objetivo para alcançar.
– Afinal, esse é um requisito de trabalho para quase todas as posições. Mas estudos mostram que isso atrasa sua produtividade.
– Os especialistas em gestão para pequenas empresas preveem que, simplesmente concentrando-se em uma tarefa por vez, você pode dobrar sua produtividade, sua produção e seu desempenho. Aposte nas dicas acima.
Técnica Pomodoro
É fácil ser completamente sugado para a tarefa que está em suas mãos no momento. Ela pode gastar horas do seu tempo, deixando você exausto quando acaba. Portanto, dar a si mesmo uma pausa é importante.
– Se você está exausto, você está trabalhando na capacidade máxima de forma desorganizada.
- A técnica Pomodoro divide cada tarefa em pedaços de vinte minutos. Quando os 20 minutos terminarem, você faz uma pausa de cinco minutos para recarregar.
Organização
De acordo com um estudo feito pela Esselte, 43% dos empresários de pequenas empresas são autoproclamados como pessoas desorganizadas.
– Eles também afirmaram que essa desorganização faz com que eles trabalhem até tarde pelo menos duas vezes por semana. Assim, organizar seu espaço de trabalho é uma grande economia de tempo.
- Essa parte da gestão para pequenas empresas as distrações para que você possa se concentrar.
- Tudo tem um lugar. A desordem é um dreno no seu tempo e reservas de energia. Portanto, organize-se!
Gerenciamento de e-mails
Verificar e-mails várias vezes ao dia é uma enorme perda de tempo. Esse ato deixa você longe da tarefa em mãos e você gasta muito mais tempo para se focalizar novamente no que estava fazendo.
- Receber 200 e-mails por dia pode ser difícil, mas é necessário saber o que está acontecendo com clientes e fornecedores. A chave é dedicar partes específicas do tempo ao seu e-mail.
– Por exemplo, apenas responder e enviar e-mails duas horas por dia é uma boa ideia. Pode ser das 10h às 11h e das 14h às 15h, ou o que quer que funcione para você. O objetivo é não deixar com que essa tarefa ocupe todo o seu dia.
Gestão para pequenas empresas: foco na otimização de tempo
O gerenciamento de tempo é essencial para que proprietários de empresas pequenas sejam bem-sucedidos.
É completamente viável melhorar suas habilidades de gerenciamento de tempo fazendo algumas mudanças simples em como você prioriza suas tarefas.
Isso pode causar enormes impactos, não apenas em seus níveis de estresse, mas também na eficiência de sua pequena empresa como um todo. Aplique as dicas de gestão para pequenas empresas acima e boa sorte!
Tente ao máximo automatizar as tarefas da empresa, seja financeiro, controle de estoque, emissão de notas fiscais e cadastros de clientes, para isso usamos e recomendamos um sistema de gestão.