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Gestão de vendas – Você sabe como funciona?

Gestão de Vendas

A gestão de vendas em uma empresa é considerada um dos setores mais importantes. Mas infelizmente nem todo mundo sabe o que é e como funciona essa gestão.

Por isso, este artigo foi preparado para explicar exatamente o que você precisa saber sobre essa gestão antes de qualquer coisa. Vamos ao assunto?

O que é gestão de vendas

A gestão de vendas refere-se ao ato de organizar, administrar, criar e implementar tudo que está relacionado às vendas de uma empresa.

Os profissionais dessa área pensam no desenvolvimento de novas estratégias para aumentar a quantidade de saída de produtos, por exemplo.

Alguns empresários cometem o erro de encarar a gestão de vendas como um setor não tão importante da empresa. Eles acabam simplificando a gestão de vendas, trabalhando apenas com a parte administrativa.

Se você for um empresário, fique de olho nisso.

A importância da gestão de vendas

Tanto as grandes como as pequenas empresas podem implementar o processo da gestão de vendas, e dessa forma, elevar o nível de seu processo comercial.

Não é novidade que uma empresa que não vende nada, ou que não vende bem, estar as portas de falir. Mas não adianta apenas ter um bom produto e oferecê-lo nos muitos canais disponíveis.

Para formar uma boa gestão de vendas, é necessário identificar se existe alguma deficiência na área. Encontre formas de suprir as necessidades do seu cliente e compre os objetivos corporativos para que possa gerar lucro.

Como funciona

Normalmente, existe um ciclo de vendas de um determinado produto, sendo 6 etapas importantes, listadas a baixo:

Lead: Se trata de visitantes ou desconhecidos de alguma forma ficam sabendo do produto ou da empresa, iniciando um relacionamento.

Reconhecimento da oportunidade: Nesta etapa, o consumidor percebe o seu problema, e descobre um produto que solucione o seu problema.

É normal o consumidor chegar à empresa física ou virtual, tendo em mente o que deseja, mas, nem sempre é o produto que está buscando o que realmente precisa.

Portanto, é de vital importância ouvir os “problemas” do consumidor e estar pronto para sugerir a melhor solução.

Proposta: Chegou a etapa em que o vendedor oferecer um produto, mostrando os motivos e soluções que fazem do produto a melhor opção do mercado.

Não é novidades que sua empresa terá concorrentes, por isso, esteja qualificado para poder demonstrar que o seu produto tem os diferenciais competitivos que o do seu concorrente não tem.

Negociação: Em muitos casos, após receber a proposta, o cliente tenta fazer uma negociação amigável.

O cliente poderá apresentar objeções, sendo o preço, marca, características, tamanho, condições de pagamento ou cor. São muitas as objeções e antes de partir para o fechamento o vendedor precisa desfazer toda e qualquer objeção.

Fechamento: Chegamos ao ponto em que o consumidor pagará pelo produto. É possível utilizar boas técnicas de vendas para que você possa aumentar a taxa positiva de fechamentos.

Satisfação: Para concluir, chegamos a garantia e comunicação após a aquisição do produto.

Sabemos bem que mesmo que clientes que tiveram problemas com produtos, compram novamente da empresa, e não só isso, recomendam aos conhecidos e familiares se forem bem atendidos.

Dicas para melhorar sua gestão de vendas

Para melhorar a gestão de vendas de sua empresa, separamos 4 dicas para você. Fique atento a elas e tente pô-las em prática.

  1. Faça um planejamento

Se planejar nunca será um passo ruim. Esteja sempre preparado para alcançar metas e objetivos. Invista em treinamento para sua equipe e tente pensar em possíveis situações ruins que podem vir a surgir.

  1. Escolha um verdadeiro líder

Para ter uma gestão de vendas bem-sucedida, não deixe de escolher um líder. Ele cuidará da equipe e será responsável por deixa-la preparada para cumprir metas e objetivos.

  1. Estruture a empresa

Não deixe para estruturar sua empresa para a última hora. Faça isso com antecedência, sempre focando em quando suas projeções de vendas se concretizarem.

É muito mais eficiente se prevenir do que agir na pressa e pegar a todos de surpresa.

  1. Use boas ferramentas

Não tenha pena de gastar com boas ferramentas para sua gestão de vendas continuar a andar para frente. Fazer isso vai lhe dar a certeza de que a gestão de vendas vai se sair bem, já que tem as ferramentas certas em mão.

Conclusão

Agora você está pronto para conseguir uma gestão de vendas preparada para se sair bem na sua empresa. Se você colocar em prática todo o conhecimento adquirido aqui, com certeza poderá chegar a um ótimo resultado para sua empresa.