Fidelização de cliente é um processo fundamental, que vai garantir que aqueles que consumiram os seus produtos e serviços uma única vez retornem outra e outra, se tornando fiéis a sua marca e a sua empresa.
É dessa forma que muitos negócios se mantém, cooptando consumidores e mantendo-os em seu quadro por muito tempo, fazendo inclusive com que eles os indiquem para mais peças de seu público alvo, estimulando o crescimento e o desenvolvimento do empreendimento.
Sendo assim, a seguir nós vamos te dar 5 dicas de fidelização de cliente, para que você possa garantir que aqueles que consumirem seus produtos e serviços vão voltar muitas outras vezes! Vem conferir!
5 dicas importantíssimas para a fidelização de cliente
1 – Busque atender ao consumidor como ele gostaria de ser atendido
Atendimento é um fator crucial para o sucesso de um negócio. De nada adianta ter ótimos colaboradores, um excelente produto ou serviço e gestores competentes se o atendimento ao público alvo for falho e deficitário.
Agora, o que podemos chamar de um atendimento de qualidade? Bem, é aquele que o cliente gostaria de receber. Entenda, isso é muito diferente do que o que você gostaria de ter ou de dar.
É necessário ter sensibilidade e até mesmo estudar mais sobre seu público alvo para poder oferecer esse atendimento diferenciado e exclusivo, que com certeza é um ponto crucial para a fidelização de cliente.
2 – Foque no cliente ideal
É fundamental definir quem é seu público alvo antes de tentar conquistar qualquer cliente, porque não vai ser todo consumidor eventual que tem potencial para se tornar fiel à sua marca, aos seus produtos e serviços. Entre as questões que você precisa considerar elencamos as seguintes:
- O que o seu cliente faz da vida?
- Qual o seu sexo?
- Ele tem filho ou não tem?
- Qual a sua faixa etária?
- Quais as suas necessidades?
- De onde ele é?
- O que ele precisa?
Não se engane: por melhor que seja o seu negócio não existe produto ou serviço que vá agradar a todo mundo. Unanimidade não existe no capital, e é melhor sempre reservar as suas energias para aqueles que tem mais potencial para seguir na sua caminhada!
3 – Lembre-se da teoria da pirâmide invertida
Na teoria da pirâmide invertida quem está no topo é o cliente e os maiores esforços da empresa são empreendidos para atendê-lo. Depois dos clientes vem os vendedores, outras categorias de colaboradores e por fim os líderes e gestores, que dão todo o suporte e sustentam o esquema.
Essa ideia mostra uma mudança de paradigma por parte dos empresários, que passam a ver não os colaboradores, a gestão ou os produtos e serviços como alvo principal de um negócio, mas sim os seus consumidores, e esse cuidado é diferencial para a fidelização do cliente.
4 – Mostre que os clientes mais fiéis merecem tratamento VIP
Fidelizar clientes muitas vezes está relacionado a mostrar a esse público específico que ele só tem a ganhar sendo fiel à sua marca. Ofereça descontos específicos, presentes em datas especiais e vantagens exclusivas, que o lembrem de como ele é especial para a sua empresa!
5 – Esforce-se sempre para monitorar
A fidelização de cliente depende de um combinado de ações variadas, e nós sabemos disso, mas é difícil saber se elas estão funcionando, se vão bem, mas podem melhorar ou se estão sendo um fracasso se você não monitora constantemente essas estratégias sendo postas em prática e saindo do campo das ideias para a realidade.
É esmiuçando os resultados obtidos em cada investida para fidelizar o seu público que você vai entender o que foi bem feito, o que pode ser mudado e o que é melhor não ser mais posto em prática, porque apenas desviou recursos e não funcionou devidamente.
Não adianta apenas desenhas estratégias e propostas, coloca-las em prática e torcer para que funcionem, porque às vezes elas podem dar super certo logo de cara, mas de modo geral a tendência é que não saiam como o esperado de primeira e exijam ajustes, que só serão feitos se você conhecer bem os resultados que vem obtendo com cada empreitada.
Sim, é algo trabalhoso de se fazer, que pede muito tempo e uma forte análise, mas do contrário fica impossível conseguir ter certeza de que todas as suas ações funcionaram do jeito que você esperava, desejava e mais queria.
Além disso, é natural que mesmo que as ações saiam muito bem e ajudem na conquista de consumidores você queira melhorá-las de alguma forma para que se tornem ainda mais abrangentes e eficazes. Essa é a magia de você ter o seu negócio e vê-lo como organismo vivo!
É muito comum empresas usarem um cartão fidelidade onde a cada x Reais de compras o cliente acumula pontos que podem ser trocados por mercadorias dentro de sua própria empresa, para isso temos o módulo cartão fidelidade que agrega e muito a sua empresa.
Com essas dicas de fidelização de cliente vai ser bem mais fácil fazer com que consumidores eventuais abracem a sua marca com fé e confiança, o que vai fazer com que ela cresça mais e mais!