Adotar estratégias dentro de uma organização é fundamental para que toda a gestão possa funcionar em uníssono e tudo possa correr adequadamente com os objetivos.
O planejamento estratégico é um processo de gerenciamento organizacional formalizado e documentado usado para analisar sua situação atual, definir prioridades e concentrar recursos para obter e manter a vantagem competitiva de uma organização.
Enquanto muitas organizações entendem a importância do planejamento estratégico e gastam muito tempo e dinheiro com o plano estratégico, ainda é algo que é revisado apenas uma vez por ano ou pior – um documento brilhante que fica na prateleira!
A importância de adotar estratégias
São muitas as estratégias que uma empresa pode adotar, desde o plano de comunicação, até o administrativo e financeiro.
Por isso na hora de criar um plano e modelo de negócios, é preciso pensar em cada uma das partes como essenciais, e tentar adaptar tudo como um todo.
Os empreendedores na maioria das vezes são orientados por meio desse tema nada trivial: a estratégia.
Isso que nada mais é do que a definição do caminho que será percorrido e as ações que serão executadas para atingir um determinado objetivo.
A dificuldade – e também genialidade – desse tema é que não existe uma receita pronta e nem tudo pode ser aplicado para todas as empresas do mercado, e por isso, a importância de definir um plano que funcione para você é essencial.
O planejamento estratégico
Você pode estar pensando: vale a pena embarcar em um processo de planejamento estratégico? Há muitos benefícios que acompanham o planejamento estratégico.
A chave para um planejamento estratégico bem-sucedido é incorporar medidas e etapas de implementação que permitam envolver sua equipe e monitorar os resultados em intervalos regulares.
O trabalho de planejamento estratégico não para no plano estratégico, mas é um começo!
Os benefícios de um planejamento estratégico
Aqui estão os 5 principais benefícios do planejamento estratégico:
-
Permite que as organizações sejam proativas ao invés de reativas
Um plano estratégico permite que as organizações prevejam seu futuro e se preparem adequadamente.
Através desse tipo de planejamento, as empresas podem antecipar certos cenários desfavoráveis antes que aconteçam e tomar as precauções necessárias para evitá-los.
Com um forte plano estratégico, as organizações podem ser proativas, em vez de apenas reagirem às situações à medida que surgem.
Ser proativo permite que as organizações acompanhem as tendências em constante mudança no mercado e sempre permaneçam um passo à frente da concorrência.
-
Estabelece um senso de direção
Um plano estratégico ajuda a definir a direção na qual uma organização deve viajar e ajuda a estabelecer objetivos e metas realistas que estejam alinhados com a visão e a missão traçadas para ela.
Um plano estratégico oferece uma base muito necessária a partir da qual uma organização pode crescer, avaliar seu sucesso, compensar seus funcionários e estabelecer limites para a tomada eficiente de decisões.
-
Aumenta a eficiência operacional
Esse plano de estratégias fornece ao gerenciamento o roteiro para alinhar as atividades funcionais da organização podendo assim atingir as metas estabelecidas.
Ele orienta as discussões gerenciais e a tomada de decisões na determinação dos requisitos de recursos e orçamento para atingir os objetivos definidos – aumentando, assim, a eficiência operacional.
-
Ajuda a aumentar a participação de mercado e a lucratividade
Por meio de um plano estratégico dedicado, as organizações podem obter informações valiosas sobre as tendências de mercado, os segmentos de consumidores e as ofertas de produtos e serviços que podem afetar o sucesso.
Uma abordagem direcionada e bem estruturada pensada em transformar todos os esforços de vendas e marketing nos melhores resultados possíveis pode ajudar a aumentar a lucratividade e a participação de mercado.
-
Pode tornar um negócio mais durável
O negócio é um conceito tumultuado, sendo que um negócio pode estar crescendo um ano e em dívida no dia seguinte.
Com as indústrias em constante mudança e os mercados mundiais, as organizações que não têm uma base sólida, foco e visão terão dificuldades em se manterna próxima onda.
Segundo relatos, uma em cada três empresas que são líderes em seu setor pode não estar lá nos próximos cinco anos, mas as chances são em favor daqueles que têm um plano estratégico forte!
Se você está pensando em adotar estratégias em sua organização, ou está procurando uma maneira de alinhar sua equipe e suas operações diárias às existentes, com certeza podemos te ajudar.
E por isso a RTEK pensa exatamente em ajudar o gestor na hora dele criar e direcionar as estratégias corretas com consciência.
Então acesse o site da Rtek, e descubra como facilitar e organizar toda a parte financeira da sua empresa.