Em um país que enfrenta um grande período de recessão, controle é a palavra da vez para manter os negócios firmes, fortes e saudáveis. Por essa razão, é bom ser inteligente e economizar nas compras da empresa.
Bons fornecedores podem ajudar a poupar recursos, oferecendo descontos por compras em grandes volumes e em baixas temporadas. No entanto, dependendo do porte e das estratégias da companhia, isso pode não ser eficiente e ainda causar prejuízo.
A verdade é que não há mistério na hora de fazer aquisição de mercadorias e controlar gastos. Basta realizar uma gestão financeira eficiente e evitar gastos desnecessários. Uma transação vantajosa traz uma enorme diferença ao fluxo de caixa.
Selecionamos sete dicas que podem te auxiliar nessa etapa. Algumas são conhecidas por quem já está há um tempo no mercado, já outras, têm um “pulo do gato”, que as tornam ainda mais valiosas.
Como economizar nas compras da empresa
-
Reaproveitamento
Antes de mais nada, faça um diagnóstico de todas as áreas da empresa para verificar se não há nada que possa ser reaproveitado. Muitas vezes o gasto existe por questões culturais – os setores não percebem que existem soluções mais inteligentes para aquilo.
-
Identifique os seus fornecedores
Tenha uma planilha com o registro e o contato de cada um dos fornecedores, os benefícios que oferecem e as formas de pagamento. Assim, você consegue ter um material que facilita muito a avaliação na hora da compra. É bom ter, no mínimo, três opções de fornecedores.
-
Avalie o serviço prestado
Veja quais dos fornecedores são realmente confiáveis. Identifique quais entregam produtos e quais já deixaram a empresa na mão. Com empresas confiáveis, você tem menos problemas no dia a dia de trabalho e economiza com compras de emergência.
-
Compare preços
Avalie todos os preços que estão sendo oferecidos pelos fornecedores e pelo mercado. Dessa forma, você não só compra mais barato, mas ganha vantagem na hora de barganhar com antigos fornecedores.
-
Realize compras inteligentes
Se você perceber que o preço está subindo, por exemplo, não compre em grandes quantidades. É mais inteligente fazer compras menores e aumentar a frequência da compra para baixar a procura pelo produto e estimular a queda dos preços.
Comprar em grandes quantidades também pode causar prejuízo. O produto pode mudar de tecnologia ou ficar fora de moda, tornando as vendas mais difíceis e forçando você a baixar os seus preços para queimar o estoque.
-
Tenha um estoque pequeno
Como dito anteriormente, um estoque pequeno tem suas vantagens. Você precisa de menor capital de giro para manter a empresa funcionando. Converse com os fornecedores para tentar estabelecer parcerias para conseguir entregas regulares. Assim, evitam-se problemas de falta de algum produto e você ainda é capaz de economizar nas compras da empresa.
-
Controle o que entra e o que sai
Faça um monitoramento constante para identificar o que falta. Uma boa gestão de estoque permite que a empresa consiga fornecer ao máximo em períodos de venda aquecida, evitando perdas de capital por compras em grandes quantidades. Dessa forma, será possível prever o momento ideal das compras de reposição.
Concluindo
Como você pode ver, uma boa gestão financeira é a palavra-chave na hora de estimular a sustentabilidade econômica da sua empresa. Além disso, os sistemas automatizados podem te ajudar nessa tarefa de maneira fácil e eficiente. Clique aqui e saiba mais. Ficaram dúvidas sobre como economizar nas compras da empresa? Deixe seu comentário e vamos bater um papo!