4 dicas para negociar com o fornecedor (e o que não fazer)

4 dicas para negociar com o fornecedor (e o que não fazer)

Você, que trabalha na área de varejo, sabe como a diferença de preço te faz perder muitas vendas. Por isso, é fundamental saber negociar com o fornecedor. Mesmo que você tenha uma empresa pequena ainda é possível fazer isso e você vai ver como.

Poder de negociação é algo que poucas pessoas têm. E, com os períodos de crise, fazer isso se tornou ainda mais difícil – mas não impossível. Líderes de grandes marcas tornam essa tarefa ainda mais complicada, mas algumas técnicas vão te ajudar a conseguir preços melhores e mais opções de pagamento.

Pensando em te ajudar, separamos 4 dicas para negociar com o fornecedor, além de algumas do que você não deve fazer.

4 dicas de como negociar com o fornecedor de varejo

Em qualquer tipo de negociação, a preparação e o conhecimento são essenciais e fazem a diferença entre ganhar ou não o “jogo” com seu fornecedor. Além disso, você nunca deve negociar apenas  preço, por mais que ele seja importante, mas sim vários aspectos.

1. Construa um relacionamento

É aqui que entra a preparação para a negociação com o seu fornecedor. Afinal, você precisa criar uma relação de ganho com base na confiança com ele. Esse relacionamento facilita a troca de informações e deixa esse momento menos crítico e mais propenso a melhores propostas.

Quanto mais você deixar seu fornecedor confortável, mais informações conseguirá – e será ainda melhor se fizer as perguntas certas. A preparação contribui com 60% do resultado da sua negociação, então realize essa parte com muita estratégia e eficiência.

2. Defina uma estratégia

Antes de pedir uma condição melhor de pagamento ou descontos nos produtos, você precisa definir uma estratégia. Ela será muito vantajosa para o seu negócio.

Uma tática muito boa é mirar no limite do seu fornecedor. Por exemplo, quando ele começa a negociação, dá mais informações sobre o cenário dele.

Mas, tendo um valor alvo em mente, comece a negociação você mesmo, utilizando diferentes estratégias na mesa. Elas vão depender do contexto e da preparação que você fez, baseada no item anterior. Além disso, nunca perca o foco durante a negociação.

3. Deixe suas emoções de lado

As emoções devem ser deixadas de lado no contexto de negociações. Se você é uma pessoa mais sistemática não deixe que isso transpareça – o mesmo vale para timidez e outras características. Comece a negociar com o fornecedor com firmeza e um bom “jogo de cintura”. Pois, caso o fornecedor perceba seu nervosismo, você pode perder essa.

Algumas dicas são não negociar num dia em que você esteja cheio de problemas ou que tenha acontecido algo que te abalou – te deixou triste, com raiva entre outros sentimentos.

4. Não fale o desnecessário

Você não deve estender muito a conversa enquanto estiver a negociar com o fornecedor. Isso lhe dá tempo para pensar. Então, esqueça falas desnecessárias.

Além disso, não jogue todas “as cartas na mesa” de uma vez e não dê a ele informações sobre o seu negócio que possam prejudicar o resultado final.

Outra dica aqui é “se fazer um pouco de vítima”.

Há sempre um exato momento para “arrematar” a negociação, e na maioria das vezes é quando ele pensa sobre a sua proposta. Nesse exato momento você deve convencê-lo que um prazo melhor e preços mais baixos vão ajudar você e sua empresa – e seu fornecedor também, é claro.

Você também não deve revelar as condições e prazos muito rápido. O momento para essa revelação dependerá de cada situação.

O que não fazer

Agora que você viu dicas de como negociar com o fornecedor, veja o que você não deve fazer durante esse processo.

  • Não mexa no celular. Isso te faz perder credibilidade, concentração e foco na sua estratégia – além de ser um desrespeito com qualquer interlocutor;
  • Mantenha uma postura firme. Olhe sempre nos olhos do seu fornecedor, para que ele note que você está pronto para uma boa negociação;
  • Não fale “eu acho”. Isso abre uma brecha para ele “arrematar” a negociação;
  • Não demonstre insegurança. Mesmo que você tenha pouca experiência no ramo varejista, não deixe que isso transpareça durante a conversa;
  • Não tente ser desonesto. A honestidade é essencial para uma boa negociação, tanto da sua parte como da dele;
  • Seja educado e firme ao mesmo tempo. Isso mostrará credibilidade e profissionalismo. Você deve respeitar seu fornecedor para que a relação de vocês seja duradoura.

Agora que você viu essas dicas sobre como negociar com o fornecedor, coloque isso em prática. Consiga mais prazo para o pagamento de seus produtos e preços mais baixos.

Caso tenha ficado alguma dúvida ou se você tiver mais alguma dica, deixe seu comentário!

Comente: