Você tem um sonho. De um desejo, ele começa a tomar forma. Quando vê, já não há retorno: estudou, pesquisou, juntou dinheiro e criou o seu negócio próprio. No entanto, nem tudo são flores. Os desafios de empreender são maiores do que se imagina.
De acordo com dados do IBGE divulgados em 2016, 60% das empresas não sobrevivem após cinco anos de existência. Isso acontece porque muitas delas não estão preparadas para lidar com os desafios que podem surgir no caminho. Visão do negócio, instabilidade do mercado e até a mudança cultural podem derrubar um empreendimento.
Citamos abaixo alguns dos obstáculos mais comuns que o empreendedor encontra ao gerir seu negócio próprio. O objetivo é passar o conhecimento de que eles são uma constante entre os iniciantes. Isso te deixará mais preparado para quando eles surgirem. Esperamos que ajude.
Administrar conflitos e gerenciar equipes
As pessoas não são iguais e isso tem o seu lado bom, mas também o lado nem tão bom assim. Lidar com perfis diferentes, formar lideranças e administrar conflitos são algumas das dificuldades mais comuns que os empreendedores têm em seus negócios. Lojas e lanchonetes tendem ainda a sofrer mais com a alta rotatividade, o que gera bastante dor de cabeça.
Gestão financeira
Lidar com dinheiro não é fácil, mas esse não é o único problema de uma gestão financeira não adequada. Você pode ter dificuldades de controlar os estoques, organizar notas fiscais e ainda perder muito tempo nesse processo enquanto deveria estar investindo em outras áreas.
Felizmente, existem softwares que agilizam e facilitam esse trabalho. Uma boa opção é o Uniplus, que tem uma interface amigável, além de ser bastante simples de usar.
Conhecimento e planejamento
Muitas pessoas querem iniciar um negócio próprio, mas não buscam o conhecimento necessário para administrá-lo. Alguns entram em uma área específica por saberem que dá um bom retorno. Já outros, começam sem um plano de negócios sequer.
Com um pouco mais de estudo e pesquisa, é possível conseguir informações valiosas que o ajudam a se manter mais tempo no mercado. Saiba que só sobrevive às instabilidades quem se preparou para elas.
Conseguir crédito
Bancos e investidores são um desafio para o empreendedor iniciante. Ele terá que lidar com desconfiança e burocracia, além altos níveis de exigência e cobrança.
Ter um plano de negócios pronto e maior conhecimento de mercado é um grande diferencial em casos como esse. Deixa sua empresa um passo à frente dos concorrentes.
Concorrência
E por falar nela, a concorrência tende a ser cruel com novatos. Um negócio mal estruturado ou sem diferencial não consegue sobreviver a grandes empresas que podem se adaptar para realizar o seu serviço ou fornecer o seu produto.
Um ramo que não tem barreiras para novos empreendedores pode ainda facilitar a entrada de uma nova concorrência. E pior: ela poderá vir com um custo mais baixo que o seu e se multiplicar com mais rapidez pelas praças que você não atingiu.
Impostos
O governo, a cada dia, cria um novo imposto e uma nova regulamentação. O preço é alto e é necessário ter uma adaptabilidade muito boa para se ajustar a essas mudanças, algumas vezes bem repentinas.
E você, está pronto para ter seu negócio próprio?
Como você percebeu, os desafios para o novo empreendedor são contornáveis e de fácil adaptação. É preciso somente ter um conhecimento e acompanhamento do mercado. Por isso é importante que você estude seu negócio antes de empreender.
E agora, você está pronto para ter seu negócio próprio? Deixe seus comentários e sua experiência como novo empreendedor ali embaixo pra que todos possamos aprender um com os outros!