Controle de vendas – 7 dicas
Realizar o controle de vendas é parte essencial de uma gestão empresarial. É uma maneira de avaliar o crescimento e desempenho do seu negócio através do que foi consumido e do que foi deixado de lado no seu estoque.
O controle, apesar da importância, é deixado de lado, muitas vezes, por pura falta de tempo dos investidores e também por falta de conhecimento a respeito dos benefícios desta prática para o crescimento da empresa.
Conheça, no artigo de hoje, a importância de realizar um controle de vendas, as vantagens para a sua empresa e dicas de como fazer isso de forma eficiente.
Controle de vendas, por que é importante fazer?
O controle de vendas é um conjunto de técnicas voltadas para o registro, administração, armazenamento e gestão das vendas efetuadas dentro de uma empresa. Esta prática é muito importante para o crescimento do negócio.
Fazer este gerenciamento quer dizer não só ficar por dentro do que foi vendido, mas também para quem foi vendido, quantidades, condições de pagamentos e demais informações relevantes para uma análise completa da transação.
Esta análise permite que sejam elaboradas estratégias para investir naquilo que está dando certo e outras para corrigir o que não está caminhando corretamente. Percebeu como o controle de vendas é uma necessidade?
Negligenciar esta prática é dar espaço para que a desorganização se instale e o seu negócio pode desabar antes mesmo de decolar. Apesar de ser um trabalho não muito estimulante, o controle de vendas faz parte do caminho de sucesso da empresa.
Como fazer o controle de vendas da sua empresa
Estas são algumas dicas de como fazer um controle de vendas correto e eficaz dentro da sua organização de trabalho.
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Registre todas as vendas
Não importa se a venda foi pequena ou grande, anote tudo na sua planilha. Escolha uma data para fazer isso ou um horário específico do seu dia. Procure não deixar para fazer tudo de uma vez para não correr o risco de esquecer e negligenciar informações.
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Mapeie as vendas realizadas
Busque o máximo de informações possíveis a respeito de cada venda realizada no seu estabelecimento. Para quem foi vendido determinado produto, o motivo da procura, os valores, formas de pagamento, se houve ou não desconto, horário da venda etc.
O objetivo é muito simples: traçar um verdadeiro mapa da forma como aconteceu esta transação. Manter estas informações vai lhe ajudar a se preparar para os próximos períodos semelhantes como as datas comemorativas. Ter um controle bem sucedido também é se antecipar.
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Mantenha um banco de dados dos seus clientes
Assim como foi feito com as vendas, deve ser feito com os clientes também. Reúna todas as informações que conseguir encontrar. É uma maneira excelente de conhecer mais sobre o seu público alvo e direcionar corretamente as estratégias de marketing de atração e fidelização de cliente.
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Controle o estoque
Não basta saber o que saiu, analise também o que ficou. Assim, você terá informações valiosas a respeito de reposição de mercadorias, criação de estratégias de vendas do que está empacado. Os setores de venda e de estoque devem estar alinhados.
Qualquer sinal de incompatibilidade de informações deve ser analisado rapidamente. Uma dica interessante para manter o controle de vendas e de estoque em harmonia é utilizar um sistema de gestão integrada.
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Mantenha um orçamento
Organize as suas finanças de modo que consiga ter uma visão geral das receitas e despesas, capital de giro, capital permanente etc. De posse destes dados é possível fazer um mapeamento do que pode ser investido, poupado, controlado e até suprimido.
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Analise o desempenho da sua equipe de vendas
Esta atitude é essencial para identificar aqueles colaboradores que estão se destacando dos demais e também aqueles que estão precisando de treinamento e capacitação. Um bom gestor deve estar atento a esta tomada de atitude diante da sua equipe de trabalho.
É uma maneira de perceber e estimular habilidades e desenvolver outras que podem estar adormecidas. Identificar um problema ou uma vantagem é o primeiro passo para resolvê-lo ou estimular a continuidade do ato.
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Crie metas dentro do seu controle de vendas
A maneira mais eficiente de atingir um objetivo é traçar um, não é verdade? Tenha isso em mente na hora de sentar e conversar com a sua equipe de colaboradores. Portanto, crie metas, estipule prazos, avalie resultados, enfim, tenha um planejamento para chegar ao patamar que você deseja alcançar.
O controle de vendas é uma maneira de estar por dentro, de coordenar todas as transações realizadas. Através dele é possível detectar a saúde do seu negócio e identificar se ele tem força ou não para crescer, se fortalecer e se desenvolver.
Organização, planejamento e controle não podem faltar em nenhuma empresa que deseje evoluir e alcançar o sucesso no mercado. Portanto, comece já a por em prática todas estas dicas de controle de vendas e tenha êxito nos seus negócios. Conte conosco para melhorar seus processos e controle de vendas.
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