Clientes conheça tudo sobre eles
Todas as empresas ou empreendedores que desejam trabalhar com uma área de vendas, precisam se atentar a um momento bastante importante: a qualificação dos clientes que desejam conquistar.
Conquistar um consumidor nunca é uma tarefa simples e fácil. Isso porque todo mundo deseja ter alta qualidade, atendimento impecável e preços competitivos.
Além disso, todo mundo conhece aquele famoso dito popular: “O cliente tem sempre razão”. Isso não significa que ele está certo sempre, mas que é ele que deve sair totalmente satisfeito do seu negócio no final do dia.
Isso porque um consumidor satisfeito irá compartilhar sua felicidade com no máximo 3 outros possíveis clientes. Já um insatisfeito, tem a capacidade de compartilhar com 30 pessoas se necessário.
Assim fica fácil entender porque os clientes têm um papel essencial dentro de um negócio. Mas você sabe porque é importante conhece-los profundamente?
Porque conhecer os seus clientes?
Por mais óbvio e simples que pareça, são muitas as empresas que desperdiçam diversas ótimas oportunidades para obterem melhores resultados e com menos gastos, simplesmente porque não conhecem de forma eficiente o seu público-alvo e seus clientes.
Muitas dessas vezes, bastaria somente uma planilha simplificada e atualizada com os registros e informações relevantes sobre esses consumidores, pensando na cultura interna de uma empresa.
Além disso, é preciso saber como abordar os consumidores de uma forma natural, para conseguir obter essas informações valiosas, registrando-as sem que seja invasivo.
Se possível encontre sempre um ponto de interesse em comum com o seu cliente, dialogando e desenvolvendo uma ação que seja muito mais próximo, conseguindo assim gerar confiança mútua.
Treinar isso de forma regular, criando capacitações em seus funcionários sempre, é uma maneira de sempre escavar profundamente informações preciosas, as quais no futuro te permitirão encantar os cientes.
Tenha também sempre a consciência de que as pessoas possuem múltiplas necessidades, e reservam para algumas delas uma quantia diferenciada da sua dedicação, tempo e orçamento.
Como conhecer os clientes de forma mais profunda
Para conseguir atingir o seu público-alvo e ter êxito no seu negócio, é preciso conhecer:
- Quem;
- O que;
- Porque;
- Quando;
- Onde;
- E como dos clientes.
Uma das maiores contribuições que você pode usar para esse processo é criar um sistema interno com roteiros de procedimentos para que todas as pessoas dentro da sua empresa tenham sempre a mesma postura.
Assim é possível entregar de forma constante o padrão de qualidade e atendimento que os clientes procuram. Ou até mesmo superar essa expectativa.
Algumas dicas de informações que você pode buscar em seus consumidores:
- Saiba as datas de aniversários e nomes de seus clientes;
- Descubra o que é importante para eles como consumidores e porque eles compram de você;
- Conheça os produtos ou serviços adicionais que podem ser oferecidos e porque eles podem ajudar uma venda;
- Qual o tipo de lazer ou hobby que eles gostam e os lugares que eles frequentam;
- O que essas pessoas podem estar lendo;
- Como eles gostam de ser contatados: Via WhatsApp, E-mail, Telefone, Mala direta ou outro?
Antes de vender, conheça o seu cliente
Dentro do setor de vendas, seja ele de qual segmento for, o prospect é toda pessoa do tipo físico ou jurídico, que potencialmente tem um interesse em adquirir o produto ou serviço o qual você vende.
Portanto, muitos podem entender o prospect como um potencial cliente.
Antes de qualquer coisa, é sempre preciso entender que nem todas as pessoas vão ser clientes em potencial para o seu produto. E por isso, para que você não perca dinheiro, tempo ou esforço, é preciso encontrar o nicho correto.
Tão importante quando vender, é ter a certeza de que um determinado cliente realizou uma boa compra.
Dessa forma, quanto mais um vendedor desenvolver determinadas habilidades pessoais, de uma forma mais rápida ele conseguirá entender as necessidades e os desejos dos outros.
Um dos primeiros e mais importantes passos na hora de fidelizar o seu cliente, é saber qual o perfil de pessoas que você espera, podendo assim melhor atender a todas essas necessidades e desejos.
Questões como as preferências no método de pagamento, a forma do atendimento e da entrega, os tipos de promoções e muitas outras, devem sempre ser analisadas de forma periódica para traçar as estratégias que são mais adequadas.
Uma das opções mais viáveis para conseguir obter esses dados é realizar um cadastro, que contenha as informações básicas e até mesmo um histórico de compras.
E obrigado por compartilhar e ler esse texto!
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