Sistemas de gestão: conheça 5 tipos que podem te ajudar

Sistemas de gestão: conheça 5 tipos que podem te ajudar

Existem diversos tipos de sistemas de gestão no mercado. E não é preciso ter uma multinacional para aderir a eles. Hoje em dia, são muitas as opções voltadas para pequenas e médias empresas. Mas escolher a ideal para o seu negócio pode fazer toda a diferença.

Por isso, separamos aqui os principais programas de acordo com cada categoria. Assim, você poderá identificar o que mais se combina com o seu ramo e porte empresarial. E vai perceber ainda como esses softwares podem tornar o trabalho do dia a dia muito mais prático e eficiente.

É bom saber que a maioria deles tem semelhanças. O grande objetivo desses sistemas de gestão é simplificar o gerenciamento de dados e processos dos negócios. Isso pode incluir toda a parte de inventários, contas a pagar e receber, produção, recursos humanos e controle de qualidade de uma empresa.

Além disso, com os modelos integrados, as facilidades são ainda maiores. Isso porque tudo o que é comprado e vendido vai para a lista de contas a pagar ou receber antes de entrar ou sair do estoque, te auxiliando

Vamos ver um pouco mais de perto cada um desses tipos. Mas lembre-se de que o melhor software para o seu negócio está muito ligado a três fatores:

  • Porte da sua empresa;
  • Seu ramo de negócio;
  • Necessidades diárias da rotina organizacional.

#1 Sistemas de gestão padronizados

Dentro das diversas categorias desses sistemas, a padrão talvez seja a mais comum. Ela costuma ser indicada para empresas de todos os portes e de qualquer segmento. No geral, esses sistemas realizam a parte de gestão integrada de processos e funções.

É algo ideal para empresas com processos padronizados de negócios. Mas, mesmo assim, em alguns casos, é possível fazer pequenas personalizações. Dentre essas mudanças, estão talvez relatórios específicos de acordo com as necessidades de cada negócio.

#2 Sistemas de gestão de restaurantes e padarias

Quem é dono de uma lanchonete familiar ou de um grande restaurante sabe o quanto pode ser complicado dar conta de tudo. Mas a realidade desse tipo de serviço não é a mesma de um escritório, por exemplo.

São mesas para servir, pedidos que chegam a todo o instante, garçons e cozinheiros para comandar. É por isso que existem sistemas de gestão voltados especialmente para esses estabelecimentos, como por exemplo o Unichef

E isso pode fazer toda a diferença no dia a dia. Ter um programa específico para essas nuances ajuda a agilizar o trabalho. E há opções que também oferecem outros tipos de gerenciamento automatizados, como organização do estoque e emissão de nota fiscal. Então, pode valer muito a pena.

#3 Sistemas de gestão flexíveis

Alguns sistemas de gestão apresentam maior flexibilidade que outros. Empresas que estão em rápida ascensão ou que adotam frequentemente melhorias e mudanças se saem melhor com esse estilo.

Antes de se decidir por esse tipo de programa, no entanto, é bom consultar um profissional que avalie o seu negócio. Pode ser uma boa ideia para companhias do setor audiovisual ou de turismo, por exemplo, que são mais dinâmicas.

#4 Sistemas de gestão específicos para pequenas empresas

Se o que você precisa é de uma solução para vendas, gerenciamento de pedidos ou ou recursos humanos, essa pode ser a resposta. Você provavelmente não vai precisar de uma gestão de um armazém inteiro ou de materiais para produção.

Como uma pequena empresa, talvez você precise apenas de algo que faça sua gestão financeira. Ao mesmo tempo, podem não ser necessárias soluções de contabilidade automatizadas ou um programa que gerencie o contato com o cliente.

Assim, esse tipo de sistema de gestão acaba oferecendo a funcionalidade que você precisa por um preço bem acessível. E você não vai precisar investir rios de dinheiro para agilizar algumas funções da empresa. É econômico e prático.

#5 Sistemas de gestão específicos para a indústria

Empresas do varejo ou de distribuição de alimentos preferem esse tipo. E geralmente funciona apenas de maneira vertical. Nesses casos, podem existir subcategorias, como de produção discreta e contínua ou repetitiva (por processos).

Esse é um modelo muito usado por grandes corporações. E, em geral, costuma ser personalizado de acordo com as necessidades de cada uma. Aplica-se a manufaturas, indústrias e outros que tenham uma produção constante.

Por fim

A grande variedade de sistemas de gestão oferecida atualmente torna tudo mais fácil, não? Mas a grande quantidade de opções pode também acabar confundindo muitos empreendedores.

Por isso, tentamos mostrar alguns tipos disponíveis no mercado atualmente. E certamente esse investimento vai ser importante para alavancar seus negócios. O que está esperando?

Avalie o melhor modelo para sua empresa e tente aproveitar os benefícios desses softwares, que só facilitam a vida do empresário. Ah, e conte conosco para tirar dúvidas ou te ajudar na sua escolha.

Comente: