Como ter um melhor controle financeiro da empresa?

Como ter um melhor controle financeiro da empresa?

O objetivo de todo empresário é ter sua empresa organizada e conseguir ter mais lucros do que prejuízos. Por isso, é muito importante ter o controle financeiro da empresa, para que ela progrida sempre.

É essencial que se saiba como o seu negócio pode prosperar obtendo o controle das suas finanças e, consequentemente, fazendo com que suas receitas aumentem.

Para muitos, manter esse controle parece ser algo muito complicado, mas não é. Você precisa, simplesmente, de disciplina e determinação para alcançar o que deseja. E, além disso, o controle de informações das suas contas a pagar e a receber é imprescindível para se ter uma boa gestão financeira.

Pensando em te ajudar nessa questão e fazer com que você obtenha o melhor controle financeiro da sua empresa, separamos algumas dicas que serão essenciais para você se organizar.

Obtendo um ótimo controle financeiro da empresa

Para alavancar sua empresa e gerar lucros, fique atento às dicas abaixo e garanta o gerenciamento de todos os setores do seu negócio.

1- Desenvolva um planejamento financeiro imediatamente

Normalmente os empreendedores deixam para pensar em desenvolver um planejamento financeiro quando já estão totalmente sem estrutura nenhuma e, às vezes, com a empresa por um fio – esse é um grande erro.

Por isso, quanto antes você começar mais chances terá de conseguir manter o controle.

Comece seu planejamento elaborando um orçamento anual. E não se desespere. O ideal é que você anote todas as contas fixas da empresa, juntamente com os gastos inesperados e os pagamentos que tem para receber de clientes.

Obter esse controle é fundamental para alcançar o sucesso da sua empresa: elabore uma planilha contendo todas as despesas da empresa. Dessa maneira, seu gestor poderá programar todos os gastos de um período e as entradas de capital.

O controle financeiro da empresa pode ser feito com um software, o que acaba tornando o processo mais fácil e eficaz.

2- Considere pedir a ajuda de um consultor

Diversos aspectos relacionados às finanças precisam de muita atenção, principalmente quando se está no inicio de um negócio. Em todos os casos, o ideal é que se tenha essa organização que citei acima, mesmo que você já seja experiente.

Mas, caso você esteja percebendo que suas finanças estão ficando desorganizadas, talvez seja útil a contratação de um consultor financeiro.

Esse profissional cuida da gestão financeira e possui orientações certeiras sobre seu negócio.

3- Acompanhe diariamente as operações financeiras

Mesmo que você opte por não contratar um profissional, algumas atitudes podem te auxiliar a não cometer os principais erros de uma gestão financeira e preparar sua empresa para um bom planejamento financeiro.

Para isso, organize um bom método para registrar as contas a pagar e a receber na empresa. Passe a monitorar todos os lançamentos. Assim, você irá perceber como suas finanças estarão bem melhor encaminhadas.

A partir dessa estrutura você conseguirá fazer projeções de todas as entradas e saídas de recursos da empresa de forma exata, e compreenderá como suas finanças estão progredindo com o passar dos meses.

4- Controle os gastos supérfluos

Uma dica importantíssima para um bom controle financeiro da empresa é o controle dos gastos supérfluos. Muitas vezes, mesmo acreditando que está adquirindo coisas essenciais,você acaba comprando produtos sem necessidade.

Entenda a diferença entre suas despesas e seus custos. Dessa forma, você começará a analisar o que pode ser cortado da sua lista.

E, para que o seu planejamento tenha êxito, esse controle financeiro de gastos deve ser feito. Só assim você será capaz de assegurar ótimos resultados.

Dessa maneira, é necessário manter o controle dos gastos que são fixos e dos que são variáveis. Isso é possível fazendo-se uma análise diária do fluxo de caixa, de maneira que sempre tenha recursos para pagar os seus compromissos.

5- Seja organizado no seu trabalho

Mesmo que você seja o único proprietário e funcionário, trate seu local de trabalho como sua empresa, mantendo-o organizado. Uma organização bem feita vai permitir o desenvolvimento dos relatórios, fixando a credibilidade das informações que você vai analisar para começar a se planejar e controlar melhor as finanças.

Quando a pessoa é organizada é possível prever o próximos acontecimentos financeiros e garantir que seu negócio não passe por apertos para quitar as dívidas.

6- Pague suas contas em dia

A melhor maneira de evitar juros e multas é pagando as despesas em dia. Por isso, mantenha o fluxo de caixa da sua empresa totalmente atualizado e garanta o pagamento das contas sem atrasos.

Ou, caso seu negócio não esteja em boa condição financeira, procure seus credores e tente um acordo. Mas, nas próximas faturas, procure pagá-las em dia.

7- Não se endivide

Tenha muito cuidado com os possíveis endividamentos da sua empresa. Tenha uma boa gestão financeira e evite gastar demais.

Por essa razão, o gerenciamento das informações relacionadas às contas a pagar precisa ser feito de uma forma sistemática. Caso possua muitas dívidas, elas precisam ser controladas para que não virem uma bola de neve, se tornando impossível sua quitação.

8- Negocie com seus credores

Use essa alternativa somente se suas dívidas já estiverem com valores exorbitantes. Nesse caso, a melhor opção é você tentar negociar com os credores para tentar diminuir os juros, pois os acordos sempre podem ser negociados.

Evite problemas com seus fornecedores e negocie alterações possíveis para os prazos de pagamento.

Manter um bom controle das entradas e saídas vai contribuir para que seus compromissos sejam honrados e também para que sobre capital para você investir na empresa. Faça isso e veja o crescimento do seu negócio.

9- Procure pagar as dívidas antecipadamente

Verifique se existem contas que podem te oferecer descontos para pagamentos realizados antes da data de vencimento. Os pagamentos antecipados te darão mais economia de recursos, além de fazer com que sua empresa obtenha mais crédito e adquira uma boa imagem perante os fornecedores.

Obtendo uma boa gestão financeira sua empresa poderá se programar da maneira correta e poderá cumprir todos os prazos, evitando juros altíssimos. A consequência disso serão bons resultados na sua empresa.

Todo negócio precisa de bons resultados, e eles somente aparecem se o empreendedor mantém um controle financeiro da empresa. A partir daí a desorganização desaparece e os lucros surgem, fazendo com que a empresa tenha uma grande alavancada no mercado.

Você vai permitir que sua empresa tenha uma maravilhosa saúde financeira sem precisar passar por dificuldades para ter que cumprir com todas as responsabilidades. Além disso, manter a credibilidade com todos os credores pode te ajudar futuramente caso precise de uma ajuda, como um empréstimo por exemplo.

Porém, é melhor não pensar muito em empréstimos!. Comece a trabalhar nesse instante e evite que essa seja a solução para problemas financeiros, pois é sempre melhor evitar que isso aconteça.

Enfim, ter um melhor controle financeiro da empresa é fácil e totalmente possível. Basta apenas manter a dedicação e o cuidado com todas as receitas e ter foco para que todos os problemas possam ser solucionados. Ficou alguma dúvida? Deixe seu comentário para que possamos conversar!

Comente: