Descubra mais informações e dicas a respeito dos desafios de gerir uma gestão de conflitos.
As equipes disfuncionais podem ocorrer em qualquer empresa, de qualquer ramo.
E justamente por isso se faz importante a presença de um bom gestor para que ele possa fazer todas as equipes funcionarem.
Sem ele, conviver na empresa pode se tornar impossível, além de correr o risco de a empresa ter seu nível de produção decaindo cada vez mais.
Empresas com equipes disfuncionais podem evoluir sim, dependendo do seu gestor.
Confira o nosso post com muitas informações e detalhes a respeito desse assunto, e muitas dicas sobre os desafios de possuir uma gestão de conflitos que você poderá aplicar no seu negócio e melhorar o desenvolvimento da sua empresa:
O que é uma gestão de conflitos de equipes disfuncionais?
É necessário começar dizendo que toda equipe é potencialmente disfuncional.
Isso porque nem sempre conseguimos trabalhar em grupo. E muitas vezes não há sinergia entre a equipe.
Ou seja, eles não têm a percepção de si como parte de um grupo, e nem ligações com o resto da equipe que os impulsione a trabalhar para melhorar o todo.
E isso pode acontecer em qualquer setor, em qualquer tipo de empresa ou negócio.
Porém, ao contrário do que muito se fala, esse ponto de vista pode sim ser mudado.
Entretanto, para modificar essas práticas e pontos de vista, é necessário muito trabalho duro e insistência, pois não é algo fácil.
Formar uma equipe que tenha sinergia, coesão e pro-atividade exige muito trabalho e persistência.
E claro, requer também bastante coragem, interesse e disciplina por parte da equipe para que eles possam aceitar mudar e melhorar essa situação.
E cabe ao gestor incentivar essa mudança nos colaboradores, e oferecer os meios adequados para essa mudança de atitude das equipes.
Então, para isso, separamos algumas dicas para ajudar a melhorar o relacionamento entre as equipes e sua produtividade. Confira:
Dicas para uma boa gestão de conflitos em equipes disfuncionais
Confira agora algumas das principais dicas que podemos aplicar para facilitar a gestão de conflitos em uma empresa:
- Identifique o conflito:
o primeiro passo é saber com que tipo de conflito você está lidando, então é necessário que que o gestor preste bastante atenção ao comportamento dos colaboradores em questão, assim como suas atitudes e como se torna o ambiente de trabalho em relação a elas.
- Crie uma atmosfera amigável:
O ambiente de trabalho pode ser muito hostil algumas vezes, para melhorar esse clima, o gestor pode optar pelo senso de humor amigável e positivo, e críticas construtivas
- Desenvolver o espírito de equipe:
Fazendo com que os colaboradores se sintam bem com o grupo e com a empresa, além de se sentirem adaptados e integrados, e também motivados.
- Desenvolver passos:
Às vezes, por achar que o objetivo final está longe, as equipes desanimam.
Uma opção viável é o gestor criar metas a curto prazo para que ao final, eles obtenham o grande objetivo.
E claro, essas metas devem ficar claras para os colaboradores.
- Manter o diálogo aberto:
É muito importante que todos possam opinar, sugerir novas formas de se trabalhar algo ou expor como se sentem sobre determinada questão.
Isso fará com que o colaborador se sinta mais contemplado e importante, logo, ele ficará mais motivado, e também se sentirá mais parte do todo.
Esperamos ter ajudado você a entender melhor sobre o que é uma gestão de conflitos e também em como solucionar isso com alguns passos simples.
Através dessas dicas, esperamos que você possa melhorar o seu negócio, e deixa-lo ainda mais eficiente. Qualquer dúvida que venha a surgir, não deixe de entrar em contato conosco que nós iremos responder