Para se obter sucesso em seu restaurante, é fundamental estar de acordo com a legislação vigente em seu município, evitando multas e autuações fiscais que podem manchar a imagem do estabelecimento ou até levar a seu fechamento. Mas afinal, a que deve estar atento o empresário que quer manter seu restaurante funcionando sem problemas com a legislação?
Manter sempre a higienização
Principalmente por se tratar de um setor que envolve alimentação e consequentemente pode ter efeitos na saúde dos clientes, é preciso estar sempre preocupado com a higiene do estabelecimento. Manter os alimentos estocados em locais limpos e arejados, evitando sempre o contato com insetos e animais como roedores. Periodicamente é recomendado que o local passe por higienização e seja desinfetado, evitando proliferação de bactérias. Muitas vezes são pequenos detalhes que evitam a contaminação, como nunca deixar que o funcionário que manuseia os alimentos seja o mesmo que manipula o dinheiro. Seguindo essas recomendações e mantendo um padrão de limpeza, certamente o restaurante estará dentro dos padrões da vigilância sanitária.
Confira o estoque com frequência
Por se tratar de um segmento onde é utilizada uma grande quantidade de alimentos diariamente, basta um pouco de desatenção para se perder nos prazos de validade, o que traz grande risco para a saúde dos consumidores e gerar desperdício e prejuízo financeiro. Para evitar esse tipo de problema, é essencial ter controle sobre o estoque de alimentos e produtos a serem utilizados nos pratos, o que pode evitar dores de cabeça e ajuda a prevenir situações desagradáveis.
Cuide da aparência do seu estabelecimento
Outro ponto de precaução é o espaço físico, que deve estar sempre em boas condições. Pisos quebrados, paredes descascando ou outros sinais de descuido podem levar a um fechamento temporário do local para reparos. Muitas vezes há detalhes que o dono do estabelecimento pode não levar em conta, mas que são de extrema importância, como a necessidade de uma lixeira com pedal para que não seja necessário tocá-la ao jogar algum alimento fora.
Fique atento as notas fiscais e documentações
É também obrigatória a emissão da nota fiscal, que é um documento obrigatório na formalização das vendas para o consumidor. Em empresas com faturamento maior que R$120.000,00 ao ano é obrigatória a emissão da nota fiscal eletrônica, sendo que para empresas com faturamento inferior, o documento pode ser impresso. A não emissão da nota ou cupom fiscal pode gerar multas. Outro documento essencial para que o restaurante permaneça em pleno funcionamento é o alvará do Corpo de Bombeiros, que atesta a segurança do local para os clientes. Sem ele, o estabelecimento pode ser fechado por tempo indeterminado.
Esses são apenas alguns exemplos de situações que podem trazer problemas como multas ou até mesmo fazer com que o restaurante seja fechado. Para evitar situações assim, além de estar ciente das exigências dos órgãos reguladores, o empresário pode contar com um sistema de gerenciamentos que além de funcionar como emissor de nota e cupom fiscal, também auxilia na hora de gerenciar estoques. Além disso, há benefícios como o controle da saúde financeira da empresa por meio de relatórios que dispõe de informações vitais para o crescimento da empresa, como ranking de produtos mais consumidos, relatório de fechamento de caixa, entre outros. Uma boa gestão auxiliada por um sistema de gerenciamento ajuda o empresário a manter suas contas em dia, com o controle do fluxo de caixa, controle de contas a pagar e valores a receber, tudo automatizado e sem complicação. É uma solução inteligente que ajuda a manter o bom funcionamento e evitar problemas desnecessários para seu restaurante.