Como captar recursos para sua empresa
Saber como captar recursos é a melhor maneira de começar o seu negócio. Assim como também é uma forma de encontrar meios para investir no crescimento da empresa em seus momentos iniciais.
Por essa razão, essa fase tem tanta importância para os pequenos e microempresários que estão começando o seu negócio ou pretendem expandi-lo.
E, entender de que maneiras você pode conseguir os recursos que precisa é uma boa maneira e começar a preparar o terreno para o crescimento e começar a fazer o seu planejamento estratégico.
Por isso, se você quer saber de que maneira pode começar a captar recursos para criar ou expandir o seu negócio, continue a ler este artigo. Fique atento a essas dicas e, quem sabe esse é o estímulo que faltava para você começar a cogitar o crescimento do seu negócio.
Vamos nessa?
Captar recursos para o seu negócio: tipos disponíveis
É fato que captar recursos é importante, mas é preciso que o empreendedor saiba encontrar o tipo de financiamento certo para o seu negócio.
O primeiro deles são os recursos próprios, de familiares e de amigos.
São os tipos de captações mais baratos e que demandam menos burocracias. É preciso pensar que muitos negócios nasceram dessa maneira – por isso não os ignore.
Os recursos próprios significam, obviamente, que você começará sem ajuda. O lado positivo deles é que não possuem custo e oferecem liberdade e autonomia de decisão.
O lado negativo é que são limitados.
Uma dica é criar uma reserva ao longo do tempo e continuar a trabalhar em outro emprego durante o desenvolvimento do negócio.
Os recursos familiares e de amigos, possuem as mesmas vantagens dos recursos próprios. A única diferença é que, por serem baseados em confiança, possuem um grande risco – principalmente no que se diz respeito a relacionamentos.
Recursos remunerados com juros
Recurso comum e tradicional, é um dos mais antigos métodos. Existem instituições que oferecem dinheiro em troca de remuneração na forma de juros. Alguns deles são os bancos, microcréditos e empréstimos.
O banco é uma das mais antigas formas de captar recursos. Além de ser extremamente seguro, traz como grande vantagem a autonomia da gestão de recursos do seu negócio.
Para garantir esses recursos, é preciso ter garantias patrimoniais e as taxas que serão cobradas podem assustar um pouco.
Assim, é sempre bom pesquisas pelas melhores taxas, linhas e bancos.
Com relação aos microcréditos, é a opção para quem não pode oferecer garantias que são exigidas pelos bancos.
São instituições que atuam com microcréditos, como ONGs, Cooperativas etc.
Em geral, são empréstimos de pequeno valor e com um nível de burocracia bem menor que ajudam empreendedores que não possuem crédito bancário.
E, por fim, os empréstimos conhecidos como peerstopeers que unem pessoas que precisam captar recursos e pessoas que procuram fazer investimentos diretos.
Parecido com as linhas bancárias, é preciso somente ter o cuidado para saber se a instituição está autorizada a atuar – há muita regulação do Banco Central.
Assim, você evita alguns problemas.
Recursos de Fomento
Por fim, os recursos de fomento é uma forma que o Governo encontrou de atuar na economia fomentando a atividade econômica.
O banco que promove, principalmente esse desenvolvimento é o BNDES.
Assim, estando mais perto dos empreendedores, é possível fazer uma solicitação direta no site da instituição.
O Crowfunding também pode ser citado como uma forma de captar recursos, e alguns que envolvem capital de risco, mas acima, você tem algumas soluções que podem ser muito úteis para garantir o crescimento da sua empresa.
E aí, gostou do artigo acima? Que tal deixar um comentário abaixo? Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais e de marcar os seus amigos. Fique de olho em mais novidades para você e até a próxima!
Comente: