Quem está começando a montar um negócio precisa saber a importância do capital de giro, além da maneira certa de calcular este montante. É este valor que vai cobrir aquele período entre o investimento inicial que você faz e o momento em que o negócio começa a dar lucros.
Portanto, já dá para perceber que você precisa ter algum dinheiro guardado para não só investir na empresa, mas também para conseguir mantê-la de pé enquanto ela ainda está se equilibrando e tentando se estabilizar no mercado.
Hoje nós vamos ensinar a você como calcular o capital de giro do jeito certo para que você possa passar por todas as fases da sua empresa com tranqüilidade. Confira.
O que é e qual a importância do capital de giro
Vamos à definição de capital de giro. O capital de giro é o valor utilizado pela empresa para cobrir gastos diversos que envolvem o período entre o investimento que o empreendedor faz até o retorno do que foi vendido.
Ou seja, enquanto o lucro não chega a empresa precisa ter como se manter de pé, honrando os compromissos, pagamento de funcionários, pagando fornecedores, comprando matéria prima nova etc.
É muito importante ter um valor bastante aproximado do que seria necessário para custear todas as despesas que surgirem durante o tempo em que o retorno financeiro ainda é escasso.
Quem trabalha com cartão de crédito e empresas menores sabem bem da dificuldade de precisar manter o estoque de vendas, mesmo que ainda sequer tenha recebido o valor de uma compra realizada uma semana atrás.
Como calcular o capital de giro da sua empresa
Para calcular o valor do capital de giro necessário para a sua empresa é preciso saber antes qual é o prazo que você ficará sem ter retorno financeiro esperado. Quanto maior o tempo, maior deve ser o capital de giro.
E é muito fácil entender o motivo. Quem passa uma semana para receber um montante precisa de um capital de giro inferior àquela empresa que demora mais de um mês para ter o mesmo retorno. Os gastos aumentam de acordo com o tempo.
Existe uma fórmula para fazer este cálculo. É a seguinte: CGL= AC-PC. Veja o que significa cada sigla:
CGL = Capital de Giro Líquido
AC= Ativo circulante (é tudo que entra na sua empresa em relação a dinheiro. São contas a receber, aplicações, investimentos etc.)
PC = Passivo circulante (são os gastos da sua empresa com reposição de material, pagamento de funcionários, contas a pagar, empréstimos etc)
O resultado desta conta é a quantia necessária de capital de giro que a sua empresa precisa para lidar com este período entre investimento e retorno financeiro.
Apesar de simples é bom lembrar que todos os gastos devem ser mensurados de acordo com o tempo que a empresa estará sem recursos.
A importância de fazer uma gestão eficiente
O capital de giro também cobre aqueles passos mal dados dentro da empresa. Estes erros tanto podem ser simples tentativas novas de aumentar a carteira de lucros como pode ser também simplesmente falta de controle financeiro.
O último caso é o mais comum. Infelizmente muitos empreendedores recorrem a bancos e empréstimos na tentativa de cobrir furos na administração. Tentar evitar a inadimplência é fundamental para não cair nesta necessidade e não comprometer as suas finanças.
Algumas dicas para não cair na inadimplência são:
-
Reduzir gastos com custos e despesas
-
Renegociar dívidas por um prazo mais adequado, mesmo que mais longo
-
Manter um bom controle financeiro
-
Conhecer bem como funciona o fluxo de caixa do seu negócio, gestão de estoque etc.
O capital de giro é uma estratégia eficiente para manter a saúde financeira da sua empresa ao longo do tempo. Comece agora a fazer os seus cálculos e esteja sempre muito atento aos números do seu negócio.
Veja também como criar uma boa gestão do fluxo financeiro