Aumento da Tributação – Se proteja!

Aumento da Tributação – Se proteja!

Todo negócio pode ser afetado diretamente com o aumento da tributação. O que impede que isso aconteça é a empresa contar com um ótimo planejamento financeiro, e isso inclui o planejamento tributário.

Infelizmente muitos gestores iniciam as suas atividades sem entender muito sobre tributos, e cedo ou tarde verão seus empreendimentos encararem grandes dificuldades justamente por essa questão.

Nós acreditamos que você não queira ver o seu negócio suscetível ao aumento de tributação, e é por isso que vamos te dar 9 dicas fundamentais para um eficiente planejamento tributário. Vem conferir e se impressionar!

9 dicas de como não ser afetado pelo aumento da tributação a partir do planejamento tributário

1 – Faça elisão fiscal, mas nunca sonegue

Caso você ainda não saiba, sonegação fiscal nada mais é do que ocultar o recolhimento de tributos por parte da sua empresa. É algo que muitos empresários adotam a partir do aumento da tributação, encarando essa medida como uma solução desse “inconveniente”, mas a verdade é que isso é ilegal!

Agora, fazer elisão fiscal está longe de ser um crime, muito pelo contrário. Trata-se da diminuição de encargos públicos para uma empresa, e pode ser alcançado a partir da própria legislação do país!

2 – Entenda mais sobre a tributação do país e do seu Estado

Você não tem que ter uma total expertise sobre o assunto, mas é sim muito importante que você conheça cada um dos tributos que incidem sobre seus produtos e serviços, para que saiba como pode manejá-los de maneira favorável à sua empresa. Já conversou com seu contador?

3 – Atente-se aos fatores que influenciam o financeiro do negócio

Para que uma empresa tenha um bom planejamento tributário é imperioso que ela considere algumas características importantes de seu panorama financeiro. Entre essas características que devem ser elencadas nós podemos listar…

  • O histórico financeiro do negócio;
  • A sua margem de lucro;
  • A sua receita bruta;

4 – Opte pelo regime de tributação que funciona melhor para seu empreendimento

É um erro comum que muitas empresas de fato cometem, mas que pode ser evitado quando você analisa bem o perfil do seu negócio antes de definir o melhor regime de tributação para colocá-lo. É bom lembrar que existem 4 regimes que podem ser escolhidos, sendo eles…

  • O regime de Microempreendedor Individual;
  • O regime de Simples Nacional;
  • O regime de Lucro Presumido;
  • O regime de Lucro Real;

5 – Analise a fundo as possibilidades de incentivo e isenção fiscal

Se você escolher o enquadramento tributário ideal para o seu negócio é provável que vá encontrar uma série de incentivos e de isenções que combinam com as suas atividades.

Vale a pena simular cenários de compensação de crédito fiscal ou de incentivo, para avaliar se eles são de fato interessantes para o seu caso específico, ou se não valem tanto a pena assim!

6 – Estude com cuidado a chance de usar créditos tributários

Uma forma eficaz de driblar o aumento de tributação na sua empresa é avaliar a possibilidade de você obter crédito tributário, e em que valores eles seriam possíveis no seu caso específico.

Existem vários casos em que você pode obter esses créditos quando aproveita serviços específicos ou quando compra determinadas mercadorias, então é importante estar atento para ter uma ideia de quais podem ser aproveitados no seu caso, e quais não!

7 – Pesquise sobre obrigações acessórias

As obrigações acessórias fazem parte da realidade dos regimes tributários, e dependendo do enquadramento que você definir terá que encará-las de forma mais direta ou não.

É fundamental pesquisar a respeito, portanto, porque isso vai te permitir economizar muito tempo, muitos recursos e muito dinheiro, além de evitar que você tenha uma série de dores de cabeça totalmente desnecessárias.

8 – Tente diminuir o pró-labore

Pró-labore é nada mais, nada menos do que a retirada mensal que você faz, que incide sobre seu imposto de renda e INSS. Em alguns casos ela pode passar dos 40%, sendo uma verdadeira facada no orçamento da empresa.

A melhor forma de evitar esse problema é diminuir o seu pró-labore, e uma opção inteligente é distribuir os demais valores na forma de lucro, que não sofre nenhum tipo de tributação, ou de aumento de tributação!

9 – Considere subdividir a empresa

Algumas empresas podem ser subdividas, especialmente se elas tem mais de uma forma de atuação específica. Um exemplo disso é aquele tipo de negócio que oferece tanto produto quanto serviço.

Nesses casos é perfeitamente possível eleger enquadramento tributário diferenciado, o que de certo modo pode te ajudar a reduzir consideravelmente seus gastos com impostos!

Como você pode ver o aumento da tributação é uma situação que complica a vida de qualquer empresa, mas quando você entende sobre impostos e faz um eficiente planejamento tributário para o seu negócio esse tipo de realidade te afeta com muito menos peso e parcimônia! Boa sorte na sua caminhada!

Comente: