Análise Swot – Pequenas empresas
A análise Swot é uma ferramenta já bastante conhecida entre os grandes empreendedores, entretanto, muitas pequenas empresas nunca sequer ouviram falar sobre ela.
Infelizmente, a maior parte dos pequenos empreendimentos no Brasil não são tratados de forma técnica e nem é feito um planejamento de ações voltadas para o futuro.
No máximo é feito um controle de caixa, e só.
Mas, se você está cometendo esse erro, esse artigo veio para ajudar na hora certa.
Entenda agora o que é a análise swot e porque ela é importantíssima para micro e pequenas empresas.
Vamos começar pelo conceito – O que é Análise Swot?
Basicamente, a análise swot é uma ferramenta que busca analisar a própria empresa por mais de uma perspectiva.
Como assim?
Vamos lá! O nome “swot” é uma abreviação de quatro palavras da língua inglesa: Strength, Weakness, Opportunitiy e Threat.
Que em português nós conhecemos como Força, Fraqueza, Oportunidade e Ameaça, como aqui no Brasil a análise também pode ser conhecida como análise FOFA.
Esses 4 pontos são elementos essenciais para qualquer empreendimento.
Ou seja, a análise serve para identificar os pontos nos quais a empresa se mostra mais forte, seus pontos fracos, suas oportunidades e quais são as possíveis ameaças.
Assim é possível resultados para o entendimento de estratégias futuras a serem adotadas.
Dividindo a análise swot em dois: elementos internos e elementos externos
Toda empresa tem seus objetivos a cumprir, não é verdade?
Porém há alguns elementos que podem favorecer ou desfavorecer sua empresa na jornada rumo a esses objetivos.
Dentre eles podemos citar os elementos internos da empresa (Forças e Fraquezas) e elementos externos (Oportunidades e Ameaças).
Os elementos internos auxiliam na autoanálise das estratégias da empresa e os externos ajudam a entender a situação atual do mercado que está em constante mudança.
Vamos saber mais:
Forças e Fraquezas
O que sua empresa faz de melhor? No que ela é realmente boa?
Você consegue identificar os pontos fortes e como sua empresa se destaca da concorrência?
Se a resposta for não, não se desespere. Para identificar os pontos fortes da sua empresa é bem simples:
- Defina quais são seus melhores produtos e serviços
- Faça uma análise da concorrência e observe qual sua maior vantagem competitiva
- Você tem um bom relacionamento com os clientes e uma boa taxa de fidelidade?
- Quais as atividades de maior desempenho.
Também se faz necessário conhecer quais são as fraquezas. A correção das falhas, ou não, é o que determinará o sucesso de um empreendimento.
- Se certifique de que sua matéria-prima/fornecedor é de qualidade
- Sua equipe é capacidade e bem treinada?
- Lembre-se também de verificar se os processos da empresa são ágeis e confiáveis
- E por último, analise porque a concorrência está sendo escolhida e se alguns dos seus clientes preferiram a concorrência.
Oportunidades e ameaças
Não há como controlar o futuro e nem todo um mercado ao seu favor.
Esses dois elementos externos dependem das flutuações do mercado e do que acontece – positivamente ou negativamente – no ambiente que cerca sua empresa.
Porém, o monitoramento e como você será capaz de lidar com essas interferências, será o determinante para o prejuízo ou ganho da empresa.
Exemplos de oportunidades:
- Mudanças político-econômicas, como ampliação ao crédito do consumidor, por exemplo.
- Novas pesquisas que reafirmam o seu nicho como benéfico para o consumidor.
- Aumento na demanda pelo seu produto/serviço.
Exemplos de ameaças:
- Aumento de tributação sobre o produto/serviço
- Variação cambial e interferência negativa na importação de matéria-prima
- Grande concorrente na área
- Inflação ou outras mudanças que prejudiquem o bolso do consumidor
A Análise Swot para pequenas empresas e como fazer
Após coletar os dados citados acima, o passo adiante é preencher a matriz SWOT.
Terminado o preenchimento, correlacione as informações da matriz para poder estabelecer estratégias que potencialize os elementos positivos e resolva/contorne os elementos negativos.
Alguns elementos positivos podem ser base para uma estratégia que elimine os elementos negativos, por exemplo.
Uma forma interessante de fazer essa correlação é observar alguns pontos:
- Há forças que podem potencializar oportunidades? Quais são?
- Quais fraquezas podem prejudicar minhas oportunidades?
- Há forças para combater algumas ameaças? Quais são?
- Quais fraquezas podem potencializar as ameaças?
A partir dessas informações já é possível traçar diversas estratégias que potencialize os resultados da sua empresa.
Esclarecendo: todo esse passo-a-passo acima não muda se tratando de pequenas empresas.
E mais, traz diversos benefícios diante de um mercado tão competitivo para se ganhar destaque.
A análise SWOT é o impulso para o crescimento
Já dizia o ditado “Conhece-te a ti mesmo e serás sábio”.
Conhecer os pontos fortes e fracos da sua empresa é o primeiro passo para garantir estratégias bem definidas e ser mais assertivo no sucesso do seu planejamento.
Utilize a análise SWOT o mais rápido possível e garanta o crescimento e fortalecimento da sua marca diante à concorrência.
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