Organizar os processos em cadeia pode auxiliar no fortalecimento da empresa e na redução de custos.
Qualquer empreendimento, exige que uma série de ações seja executada rotineiramente para garantir o sucesso da iniciativa. Não por acaso, novas práticas em administração têm apontado a gestão integrada como um diferencial para fortalecer a empresa.
Ao compreender como as rotinas internas articulam-se, um gestor com visão integrada tem um panorama mais preciso dos ambientes internos e externos da organização. Isso o ajuda a tomar decisões sobre estratégias de divulgação da marca ou até mesmo como esquematizar um reposicionamento empresarial.
Conceito
A gestão integrada pode ser definida como um modo de associar processos e procedimentos gerenciais. Isso significa que as atividades são pensadas como uma cadeia, ao invés de serem encaradas como itens separados.
O objetivo principal dessa forma de gestão é fortalecer as rotinas internas, adotando uma política unificadora dos processos e das atividades que podem ser desenvolvidas de maneira articulada.
Visa também a redução de custos, uma vez que algumas ações são interligadas e podem ser realizadas conjuntamente.
Fatores
A implementação de um sistema de gestão no varejo deve levar em conta as especificidades de cada negócio. Mas algumas ações básicas aplicam-se a diversos empreendimentos do setor, como:
Controle de estoque;
Gerenciamento de equipe;
Pesquisa de mercado e tendências;
Identificação do público-alvo;
Planejamento financeiro;
Elaboração do planejamento estratégico e de marketing.
Gerenciamento em cadeia
Com base na identificação das rotinas da empresa, o gestor pode elaborar um planejamento que encadeie as atividades que são correlatas.
Por exemplo, se a partir de uma pesquisa de mercado fica constatado que o público-alvo da empresa é a classe C, as peças que serão adquiridas devem contemplar suas demandas, e o planejamento de marketing e comunicação também deve voltar-se para esse público.
Ou então, ao analisar que as finanças superaram as metas estabelecidas, o gestor integrado pode analisar se há mais estoque que o esperado e organizar uma promoção, cujo período será estabelecido com base na análise estratégica do público e das condições do mercado.
Vantagens
Confira a seguir alguns benefícios que podem ser conquistados com a adoção de práticas de gestão integrada no varejo
Fortalecimento da imagem da empresa: a compreensão macro dos processos internos permite minimizar os riscos e revigorar as potencialidades da empresa, inclusive para dar mais crediblidade e melhorar sua imagem;
Maior transparência nos processos internos: como a gestão integrada é essencial para a articulação das atividades, ela também permite mais transparência para os colaboradores sobre o funcionamento da empresa;
Integração dos objetivos da organização: os diversos setores podem articular as metas e os objetivos para executar o planejamento macro;
Avanços na produtividade e na competitividade: entender como as rotinas articulam-se possibilita a adoção de medidas que reduzem custos e tempo de produção;
Aceleração no cumprimento de metas: a articulação de todos esses processos favorece planejamento mais preciso, facilitando o alcance das metas estabelecidas com mais rapidez;
Fortalecimento dos projetos de marketing e comunicação: ao ter melhor compreensão de qual o posicionamento da empresa, é possível planejar a comunicação de forma mais direcionada para o público-alvo.