Modelagem do negócio

Modelagem do negócio

Você sabe o que é a modelagem do negócio? É possível que esse termo lhe seja desconhecido, mas uma coisa é fato: ele tem enorme importância para o estabelecimento e o seguimento da sua empresa.

Infelizmente muita gente ignora o valor desse processo e com isso acaba se perdendo no meio do caminho, mas a expectativa com esse texto é que esse não seja o seu caso, em definitivo!

Sendo assim, a seguir nós vamos explicar em detalhes tudo o que você precisa saber sobre modelagem do negócio e as vantagens que isso traz para a sua empresa. Confira!

Entenda o que é modelagem do negócio

Como já comentamos previamente é bem comum que as pessoas não saibam o que é a modelagem do negócio, mas é muito necessário compreender esses conceitos para permitir que a sua empresa se firme em bases fortes e cresça sempre.

Tendo isso em mente é hora de irmos para a definição: a modelagem de um negócio é nada mais, nada menos do que a descrição clara e concisa de como uma organização cria valor, consegue entregá-lo e por fim capturá-lo.

Esses modelos são desenvolvidos e impostos às organizações de maneira ordenada, por meio de processos específicos e também por meio da implementação de sistemas.

Para se inovar o modelo de negócios é fundamental compreender o que afinal de contas ele é. Para isso deve haver um conceito desse modelo, que sirva para que todos tenham um melhor entendimento e isso facilite um debate futuro.

Esse conceito deve se pautar na simplicidade, na relevância e na acessibilidade, mas é importante que ele não reduza de maneira ilógica a forma como uma empresa se desenvolve e funciona. Vale dizer também que:

  • O modelo de negócios serve para que o empreendedor consiga pensar a sua empresa de uma forma mais completa e geral;
  • Ainda assim, é essencial que se tenha a compreensão de que mudanças acontecem. O mundo se transforma todo tempo, e a sua empresa faz parte desse mesmo mundo. Tendo isso em mente a modelagem também vai se alterar;
  • O modelo de negócios deve servir de mapa, para nortear o empreendedor e os seus colaboradores, mas jamais deve ser visto como um território estável;

Diferenças entre plano de negócios e modelagem de negócio

Quando falamos de modelagem de negócio você provavelmente pensou automaticamente em plano de negócios. De fato, esse termo tem um nível de busca na internet bem superior ao de modelos, e é por isso que provavelmente você está se questionando o que uma ideia tem a ver com a outra.

Para começar, é importante que digamos que o plano de negócios ajuda demais uma empresa a se desenvolver, mas eles costumam ser mais úteis para determinados tipos de empreendimento e não tanto para outros.

Talvez isso esteja confuso, então vale aprofundar: essa ideia funciona bem no caso de negócios que se encaixam no padrão que vemos no mercado. Restaurantes, lojas de roupa, serviços de entrega, etc. Agora, se estamos falando de uma empresa que busca inovar as estruturas do mercado e oferecer algo que ninguém mais oferece aí a coisa muda de figura…

Por exemplo, as startups são empresas que se baseiam em experimentos e em mudança de padrão. Elas costumam se diferenciar de tudo o que vemos no mercado e se colocam em posições de difícil previsão, onde é complicado demais apontar o que pode acontecer e o que não pode.

Nesse sentido é bem melhor contar com um modelo de negócios claro, mas para fazer isso é fundamental entender como funciona essa ideia de modelagem. É isso que vamos explicar nesse momento!

Compreenda o bloco de construção da modelagem de um negócio

Isso serve para que você compreenda de que formas a empresa pretende lucrar, ou seja, ganhar dinheiro e assim justificar a sua existência. Veja a seguir alguns pontos a serem analisados:

  • Veja o segmento de clientes – É pra quem você está criando valor com a sua empresa. Pergunte-se quem são seus clientes e quais são seus clientes mais importantes;
  • Veja a proposição de valor – Importante se questionar que valor tem o seu negócio e como ele pode ofertar mais para seus clientes;
  • Veja os canais – Canais de distribuição, de venda e de comunicação precisam ser analisados;
  • Veja o relacionamento com clientes – Isso também é importante, já que é através desse relacionamento que você mantém o público fiel;
  • Veja as estruturas de custos – Perceba aquilo que é caro para que seu negócio siga existindo e funcionando plenamente e quanto isso custa;

Através da modelagem do negócio fica mais fácil para você e para seus colaboradores compreenderem como podem tornar a sua empresa mais valorosa e mais bem-sucedida no mercado. Agora, se você quer ver seu empreendimento crescer mais não dê moleza e clique aqui para conhecer quem pode te ajudar a voar!

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