6 indicadores financeiros que você precisa observar em sua empresa

6 indicadores financeiros que você precisa observar em sua empresa

6 indicadores financeiros que você precisa observar em sua empresa

Os indicadores financeiros são elementos que precisam ser observados se por acaso você quer ver o crescimento da sua empresa acontecer. Como o próprio nome diz, eles indicam os seus ganhos e perdas.

Assim, não é de se surpreender que eles sejam fundamentais para definir o quanto uma empresa está lhe dando em lucros (ou prejuízos). Por essa razão alguns deles são fundamentais.

Alguns são mais importantes que outros, mas todos têm o mesmo objetivo. Por essa razão, separamos alguns deles para que você possa ter um maior controle do seu negócio.

Quer saber quais são os principais indicadores financeiros que você deve observar no seu negócio? Então fique atento a este artigo, pois trouxemos 6 dos mais importantes a serem observados. Vamos nessa?

1. Indicadores Financeiros: Margem Operacional

Um dos principais indicadores financeiros que podemos destacar é este, que indicam a rentabilidade. Permitem assim uma avaliação da Pequena ou Média Empresa sobre nível de vendas.

Além disso, ativos e dinheiro investido também entram nessa equação. Assim, oferecem a possibilidade de comparação do desempenho de um negócio entre períodos diferentes.

A margem mostra a porcentagem de cada real de venda restante após todas as despesas serem deduzidas.

Excetuando, aqui, o Imposto de Renda.

Isso mostra quanto em porcentagem a empresa ganhou em relação às suas vendas.

2. Cobertura de juros

Entre os indicadores financeiros, este tem relação de estrutura de capital da empresa.

Assim é possível verificar dívidas e a capacidade de geração de caixa para o pagamento de dívidas.

A cobertura de juros mostra a capacidade do negócio para pagar esses juros de contrato – sem, de fato, comprometer a geração de caixa.

Além disso, serve para a definição de estratégias relacionadas às dívidas, verificando se os juros estão prejudicando o caixa ou não.

03. Liquidez Corrente

Esses indicadores financeiros medem as condições do negócio de cumprir com as obrigações de curto prazo.

O indicador de liquidez corrente mostra o quanto o negócio tem para receber com relação ao que precisa pagar nesse mesmo período.

04. Giro de Caixa

Talvez um dos mais conhecidos entre os empreendedores, aqui não há segredo: mostra a velocidade na qual o dinheiro recebido pelas vendas é usado para o financiamento das atividades.

Assim, uma de suas principais funções é mostrar a rapidez com que as contas são convertidas em vendas ou em caixa.

05. Grau de satisfação do consumidor

Apesar de este não ser relacionado diretamente com a empresa ou seus dados passados, este aqui tem bastante influência com o futuro do seu negócio.

Os clientes satisfeitos são monitorados com relação ao grau de satisfação durante a entrega de seus produtos e serviços.

Obviamente, quanto maior for esse grau, mais positivo é para a empresa.

Com um alto grau de satisfação, aumentam as chances desses clientes se fidelizarem aos produtos e serviços – e engajarem-se com a marca de uma maneira geral.

Deve ser levado em consideração porque ajuda o empresário a tomar decisões que tenderão a melhorar os serviços dali em diante.

06. Parcela de Mercado

Mais conhecido no meio como Market share, este indicador revela a capacidade da empresa de atender os seus consumidores e mostra o quanto a empresa ainda pode crescer.

Sobretudo para as pequenas e médias empresas é um indicador importante, pois, oferece informações sobre o nível de participação dentro dos seus mercados de atuação.

E agora, que você conhece 6 dos mais importantes indicadores financeiros, que tal começar a observá-los para garantir que o crescimento do seu negócio não passe despercebido de você?

E aí, gostou do artigo acima? Que tal deixar um comentário abaixo? Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais e de marcar os seus amigos. Fique de olho em mais novidades e até a próxima!

Comente: