Conciliação bancária: saiba o que é

Conciliação bancária: saiba o que é

Qualquer departamento financeiro ou contábil vive de detalhes. São regras, centavos e detalhes que fazem toda a diferença mês após mês. É preciso sempre estar atento a tudo isso, afinal as finanças de um negócio podem ser comparados ao coração da empresa e nesse post vamos falar de conciliação bancária.

E se os detalhes fazem a diferença, o problema está na prática sobre esses detalhes. São muitos processos que precisam do máximo de atenção e cuidado para garantir a assertividade e minimizar erros.

Entre esses processos está a conciliação bancária. Você sabe o que é ou como fazer? Confira a seguir.

O que é conciliação bancária

Fazer o controle financeiro de uma empresa não é algo fácil. Essa tarefa é ainda mais complicada quando os proprietários precisam se envolver com outras atividades. Definir o plano de marketing, uma mudança de fornecedor e ainda assim acompanhar os gastos do negócio pode ser uma loucura.

Para melhorar o controle da área financeira o jeito é recorrer à conciliação bancária. Esse é, inclusive, uma das melhores maneiras para evitar sustos ao final do mês.

É comum que gestores se surpreendam de tempos em tempos com seus resultados – e isso não é bom. Mesmo que a surpresa seja positiva, isso pode demonstrar certa falta de controle sobre o que acontece dentro do mês. É aqui que a conciliação bancária se mostra tão importante.

Embora o nome pareça complexo, esse processo nada mais é do que um comparativo do saldo no banco com as entradas e saídas no caixa durante determinado período. Esse confrontamento deve apresentar o resultado igual ao controle contábil.

A conciliação bancária é fundamental para garantir a eficácia de controles e processos internos. A periodicidade deve variar de acordo com a necessidade de cada negócio. Caberá a você julgar de quanto em quanto tempo deverá ser realizada.

Vantagens de trabalhar com a conciliação bancária

A conciliação bancária não é apenas um processo obrigatório para garantir o controle assertivo do negócio. Ela apresenta algumas vantagens importantes que devem fazer com que todo administrador adicione aos seus processos de rotina.

A primeira delas está justamente pelo fluxo de caixa – uma das ferramentas mais importantes de qualquer negócio. É justamente a falta de controle financeiro que leva tantas empresas à falência.

Ao realizar a conciliação bancária você terá como criar um cenário muito mais completo sobre a situação da sua empresa. Assim, a tomada de decisão fica muito mais fácil levando em consideração tudo que já está comprometido ou as eventuais reservas de caixa.

Outro ponto importante é que por vezes pode haver alguma diferença entre o controle financeiro da empresa e o resultado real que consta no banco. A conciliação bancária elimina esse problema e permite que o proprietário entenda de fato a situação financeira do seu negócio.

Por fim, podemos destacar ainda a questão analítica. Com os dados da conciliação bancária será mais fácil realizar as análises das finanças empresariais – e mais uma vez é um mecanismo importante para a tomada de decisão.

Como realizar a conciliação bancária?

Muitos gestores deixam de lado a conciliação bancária, mas conforme vimos anteriormente esse é um processo de extrema importância para o negócio. Ao contrário do que muitos pensam, não se trata de nenhum bicho de sete cabeças.

Serão três etapas. A primeira delas está em monitorar o seu fluxo de caixa considerando todas as entradas e saídas que aconteceram durante determinado período. O ideal é separar o controle por categorias específicas (plano de contas) para facilitar o cruzamento de informações – que é justamente a segunda etapa.

Esse cruzamento é simples, mas um pouco chato. A empresa deverá cruzar os controles financeiros com o que consta nos extratos bancários. Caso alguma diferença seja identificada você deve fazer a correção imediatamente para evitar multas e problemas posteriores.

A correção terá dois caminhos basicamente. O primeiro é a correção interna dos dados. No segundo caso será o pedido de correção por parte da instituição financeira quando ocorrem cobranças indevidas. Fique atento sempre que possível.

Usando a tecnologia para facilitar a conciliação bancária

O processo de conciliação bancária é de extrema importância, mas está longe de ser uma atividade prazerosa. Ficar conferindo valores e números pode ser extremamente desgastante – e por isso tentar minimizar as dificuldades passa a ser fundamental.

A tecnologia pode ser uma grande aliada nesse processo. Existem softwares que já apresentam funcionalidades perfeitas para quem precisa caprichar na conciliação bancária.

Não é apenas o comparativo dos números é facilitado. As análises e relatórios também, tornando sua vida mais fácil. O uso de um programa específico é uma opção bacana pensando inclusive na redução de erros – e nada pior que solicitar uma correção para depois perceber que não havia problema.

Caso você identifique a necessidade de um programa específico para trabalhar melhor a sua área financeira entre em contato conosco e peça um orçamento. Temos soluções para todos os tipos de negócio e pensando na maior facilidade para os gestores.

Comente: