10 dicas para melhorar a experiência do cliente

10 dicas para melhorar a experiência do cliente

A maioria das empresas de hoje já se pegou tendo problemas com o relacionamento com o cliente, pois, com a concorrência cada vez mais acirrada e as oportunidades de negócio sendo cada hora mais efêmeras, é preciso estar atento para melhorar a experiência do cliente e fazê-lo lembrar-se da sua empresa.

Muitos profissionais não estão inteiramente cientes da importância de que o cliente tenha uma experiência prazerosa e que seja relevante para sua vida em geral quando em contato com uma empresa, seja ela qual for, mas esta relação faz toda a diferença na hora de transmitir a imagem da empresa para o público.

Ao ter uma vivência positiva e uma experiência prazerosa quando em contato com sua empresa, o cliente é muito mais propenso a utilizar o boca-a-boca para indica-la para outras pessoas do seu nicho e isso gerará uma interação muito mais orgânica e que geralmente é muito mais confiável para os usuários.

Há muitas maneiras de melhorar a experiência do cliente para a sua empresa e neste artigo você irá encontrar 10 dicas para quer isso seja feito e possa otimizar ainda mais os seus investimentos em relação com o cliente e fazer com que ele fique extremamente mais satisfeito ao consumir!

10 dicas para melhorar a experiência do cliente

1 – Conheça muito bem seu público alvo

Ao montar uma empresa é comum que a maioria das pessoas que não tem muita experiência no mercado esteja focada em conseguir vender para quem estiver interessado (obviamente, todas elas sabem que tem um público, mas isto pode ser muito mais bem delineado), mas é importante estar atento ao foco.

Delinear seu público alvo pode ser feito por meio de pesquisas no segmento onde a empresa está trabalhando e que podem ser realizadas tanto online quanto nas ruas, mas é preciso estar sempre focado em descobrir quem será o público mais receptivo aos seus produtos ou serviços.

Há ferramentas online que permitem que isto seja feito com mais facilidade, invista primeiramente em descobrir tudo o que for possível sobre o seu público alvo: sua faixa etária, seu gênero, sua renda, seus interesses… tudo isso fará muito mais fácil melhorar a experiência do cliente na sua empresa.

2 – Aja primeiramente como consumidor

A empatia é muito importante na hora de prestar serviços para qualquer público, ela permitirá que a sua empresa se coloque no lugar dos usuários do seu serviço e dos públicos em potencial e consiga analisar a experiência com base no que é vantajoso ou no que é incômodo no processo de atendimento ao cliente.

Busque perceber quais são as falhas no sistema de atendimento ao consumidor, em todas as etapas, desde a visita à loja (online ou off-line), até a escolha do produto e decisão final de compra, passando também e principalmente pelo pós-venda: estar presente para o consumidor após ele já ter comprado é essencial para a credibilidade da sua empresa.

3 – Dedique-se à uma economia do tempo do cliente, mas jamais o apresse

É importante também pensar em todos os processos com o lema de que tempo é dinheiro, e, realmente, para melhorar a experiência do cliente é preciso estar atento à ele e disposto a ajuda-lo prontamente em qualquer etapa do processo ele esteja, isso fará com que ele saia muito mais satisfeito de seu negócio.

Lembre-se, é a sua empresa que irá fornecer o serviço para seus clientes, o que significa que ele, como já diz o ditado, tem sempre razão e precisa ser atendido com o máximo de cautela e cuidado possíveis, com agilidade e rapidez, tornando ainda mais prática a sua relação.

4 – Tenha total domínio na hora de apresentar a marca

Para melhorar a experiência do cliente é essencial que todos os que representam a marca e realizam este atendimento saibam com maestria sobre todos os produtos disponíveis e a relação que eles podem ter com o consumidor em potencial.

É importante para as relações de atendimento e venda que o vendedor saiba do que está falando e consiga dominar com graça as características e informações de todos os produtos ou serviços que estão sendo oferecidos ao cliente.

5 – Invista em serviços automatizados para obter feedback do cliente

Ao trabalhar para melhorar a experiência do cliente não há pessoa nenhuma melhor para informar a você e sua empresa o que você pode melhorar do que o cliente em si. Por esta razão, investir em serviços que fornecem a opinião do mesmo, sincera e honesta, para a sua empresa, é essencial.

Dê ao cliente diversas opções para que ele possa verbalizar e informar à empresa quais os pontos onde ele sente que o serviço precisa ser melhorado e possui falhas: essa comunicação é essencial e faz com que a experiência do cliente seja muito melhor e com que ele se sinta muito mais importante para a empresa.

6 – A comunicação é chave

Certifique-se de que todos os canais de comunicação com o cliente estão plenamente ativos e operando com eficácia para que sua empresa possa estreitar o relacionamento com o consumidor e para que ele possa ter de fato uma voz ativa nesta relação.

Esta relação mais próxima pode permitir muito mais louros para a empresa e para o consumidor, na medida em que ambos poderão ter mais benefícios ao serem fidelizados e conhecer as vantagens do relacionamento.

7 – A personalização é a maior vantagem

Estamos em uma época onde a maioria massiva dos serviços e produtos é personalizado: já era de se esperar, a concorrência pela oferta exagerada de produtos em todos os lugares criou a necessidade de se destacar de alguma maneira, tanto as marcas quanto os consumidores buscam por maneiras de ser únicos no mercado.

O relacionamento com o cliente que tem a sua personalização efetiva (chama-lo pelo nome, conversar de forma mais ‘íntima’ mantendo o aspecto sempre profissional e conseguir dar a individualidade de um relacionamento para o cliente) é muito mais efetivo do que o relacionamento automático da maioria.

8 – Crie um site para interação com o consumidor

A maioria dos clientes irá utilizar a web para realizar buscas e fazer recomendações de seus produtos ou serviços – mas eles também reclamarão para todas as pessoas possíveis ouvirem caso seu serviço tenha alguma falha e não dê assistência para o reparo da mesma.

Criar um site faz com que a sua marca fique mais próxima do consumidor e possa recolher feedback em um ambiente online, além de melhorar a eficiência das relações de compra e venda caso os clientes estejam longe da loja física.

9 – Invista nas redes sociais

A criação de redes sociais para sua marca é uma indicação ótima para melhorar a experiência do cliente, dado que a grande parte dos consumidores utiliza as redes sociais para trocar experiências e buscar respostas, isso permitirá que sua empresa tenha uma conversa direta e sem barreiras com o consumidor.

10 – A solução automatizada de problemas precisa ser a melhor possível

Melhorar a experiência do cliente também pode acontecer mesmo que o seu produto ou serviço tenha tido alguma falha ou característica indesejada pelos seus consumidores: as empresas que se dedicam a resolver os problemas de seus clientes com agilidade e eficiência são muito mais reconhecidas pelo nicho de mercado consumidor.

Seguindo estas dicas sua empresa passará a ter processos automatizados, diminuindo assim filas no caixa, facilitando a conciliação do financeiro e tendo um controle apurado sobre o estoque. Evitando que o cliente vá embora sem “aquele” determinado produto que tanto deseja e o fazendo retornar outras vezes ao seu negócio para novas compras.

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