Caixa 2 Por que não devo ter?

Caixa 2 Por que não devo ter?

Caixa 2 Por que não devo ter?

Será que você sabe responder essa pergunta de fato?

Certamente nos últimos tempos o termo “caixa 2” esteve bem frequente nas nossas vidas, principalmente se tratando do atual caos político que estamos vivendo no país.

E muito provavelmente você tenha uma base sobre como esse assunto pode gerar conflitos e opiniões diversas mas o que todos geralmente podem entender em comum acordo, é que o caixa 2 pode representar algo denominado como ilegal e errado, certo?

Mas e quando se trata da sua empresa?

O mesmo rigor deve ser levado em consideração? Há quem duvide da existência desse tipo de procedimento nos dias de hoje, principalmente porque vivemos em tempos onde a emissão de NF-e e SPED são uma constante e uma realidade.

Mas é algo ainda bem comum sim, infelizmente!

Entenda a seguir como esse procedimento pode ser condenável para sua empresa.

Saiba porque ele deve ser evitado à todo custo!

Caixa 2 Por que não devo ter? – Qual o erro mais evidente desse tipo de procedimento?

Um dos erros mais evidentes sobre quem pratica o “Caixa 2 Por que não devo ter?” é o próprio caixa 2. Conseguiu definir o tamanho do problema?

Não? Então vamos nos aprofundar!

Quem opta de maneira consciente em tomar esse tipo de procedimento dentre de um negócio provavelmente sabe (ou deveria saber) de todos os riscos envolvidos.

Isso porque o governo é o mais interessado em obter uma fatia da receita gerada por qualquer empresa legalizada, e para tornar isso possível, ele realiza o cruzamento de todas as informações referentes aos clientes, fornecedores e até mesmo cartões de crédito!

Diante desses aspectos, fica evidente que enganar o governo nunca é um bom negócio.

E se eventualmente você nunca foi descoberto, caso faça caixa 2, é porque o governo ainda não se prontificou a ir até você. E não porque ele não saiba o que está errado com a sua empresa.

Mas há também um outro erro muito comum, que não é substancialmente tão evidente quando o anterior: recorrer ao uso de um sistema que ajuda a controle de alguma maneira o caixa 2!

E aqui vale uma observação: se o seu sistema possui alguma função que eventualmente consiga apagar todos os procedimentos para que a fiscalização não consiga ter acesso a nada de ilícito, saiba que isso não é uma medida eficiente!

O que acontece quando se recorre a um sistema que favoreça o caixa 2

Provavelmente você possa ainda estar se indagando “Caixa 2 Por que não devo ter?

O primeiro ponto que você precisa levar em consideração é que o nosso país é regido por leis. E essas leis são excessivamente claras e objetivas!

Nesse sentido, segundo a lei, um sistema não pode e nem deve permitir a emissão de nota fiscal ou cupom fiscal de maneira optativa em uma venda, bem como os valores da venda e do documento fiscal devem bater corretamente!

Portanto: Caso um sistema tenha esse tipo de permissão, bem como baixar estoques ou até mesmo controlar contas ou receber sem realizar a emissão de um documento fiscal, ele estará automatizando o caixa 2 e isso segundo a percepção do governo é crime.

Se você ainda não está convencido sobre os malefícios do caixa 2. Entenda como a corrupção atua até mesmo em questões mais simples!

Suponha agora que um fiscal resolva fazer uma visita ao seu negócio. Suponha também que a sua empresa tem acesso a esse tipo sistema facilitador.

Primeiro, é importante salientar que não será somente a empresa responsável pelo sistema que poderá enfrentar problemas! Isso porque o fiscal irá envolver outros órgãos determinantes para formalizar o processo de fiscalização, como o Ministério Público e a Polícia com isso ambos provavelmente estarão no dia seguinte na empresa desenvolvedora do sistema!

E é aí que você poderá se comprometer. Ao chegar na empresa desenvolvedora muitos dados serão colhidos, como por exemplo, toda a lista de clientes que possui suporte desse “tal sistema”.

Cada um desses clientes provavelmente deverá ser indiciado por sonegação fiscal e a empresa desenvolvedora do sistema poderá ser lacrada!

Vale destacar que empresas que realizam ações fraudulentas com relação aos impostos devidos provavelmente recorrem ao uso de sistemas que permitam essa facilidade. E de acordo com o fisco todas são consideradas fraudadores automaticamente.

Será que diante de todos os pontos abordados até aqui vale mesmo a pena correr todo o esse risco? Provavelmente não!

As punições para o Caixa 2 poderão se tornar ainda mais rigorosas!

Como você pôde perceber até aqui a ausência da declaração assertiva de um valor em dinheiro ou a fraude referente a qualquer declaração dentro de uma empresa consiste em um crime!

Por conta dos constantes escândalos envolvendo partidos políticos no Brasil e grandes corporações o ato passou a ganhar maior evidencia nos últimos anos, e atualmente a ação pode acarretar pena e prevê prisão de até 3 anos e ainda pagamento de uma multa.

O rigor para os políticos anda sendo mais discutido, mas diante de todos os acontecimentos recentes, as projeções referentes a esse assunto também para empresas pode ganhar ainda mais firmeza!

Além disso, o caixa 2 pode se reverter em um grande problema no final das contas.

Isso porque, na prática, trata-se de um valor em dinheiro que não é reconhecido pela contabilidade da empresa, revelando um grande problema pela ótica das autoridades.

Como o dinheiro não é declarado, pela visão da fiscalização, ele simplesmente não existe! Como provar os lucros? Capital? Crescimento? Consegue perceber como o problema é uma grande bola de neve?

Sem dúvidas muitos empresários no Brasil já pensaram em algum momento em se render ao caixa 2. Principalmente porque os impostos e taxas simplesmente esmagam as empresas e dificultam o crescimento das mesmas!

Mas ainda assim é importante ter em mente que quando há o questionamento “Caixa 2 Por que não devo ter?” vale a pena sempre seguir o caminho correto.

Sempre acreditamos que o melhor caminho é o correto. Leia também nosso post sobre vender sem nota fiscal e verifique se realmente vale a pena não emitir o documento fiscal.

Comente: