Como fazer o controle de inadimplência?
Ter seu próprio negócio tem suas vantagens, mas também traz alguns problemas a serem resolvidos – como as pessoas inadimplentes. Estudos recentes comprovam que mais de 58 milhões de brasileiros possuem dívidas atrasadas. Por isso, você deve um controle de inadimplência eficiente.
O brasileiro nunca foi tão inadimplente como nos últimos anos e isso reflete nas empresas de uma forma negativa. São milhões de reais perdidos por pessoas que não pagaram as prestações corretamente e esse prejuízo pode levar uma empresa até à falência – como ocorre muito.
Para que a sua empresa não feche as portas por causa dos inadimplentes é preciso gerir bem para manter um capital de giro e também reservas. Além disso, você, empreendedor, precisa fazer rapidamente um plano para controle de inadimplência. Isso é necessário para qualquer empresa, inclusive a sua, da área varejista.
E, pensando em te ajudar, separamos algumas dicas sobre controle de inadimplência que você precisa saber.
Como diz aquele famoso ditado, é melhor prevenir do que remediar. E, no caso de pessoas inadimplentes, ele cai como uma luva. É mais fácil impedir uma compra que será perdida do que receber dessa pessoa. Por isso você deve agir rápido, para que tenha um resultado positivo.
Analise nossas dicas e leve-as para a sua empresa para estabelecer um excelente controle de inadimplência.
Controle das vendas e dos clientes
Quando você tem tudo organizado na sua empresa, tudo fica mais fácil. Por isso, tanto as vendas quanto os clientes devem ser identificados facilmente. Você pode usar ferramentas para te ajudar, como uma planilha de vendas e de clientes devedores ou um software, que facilitaria muito os seus processos.
O controle deve ser contínuo e o atraso no pagamento das prestações deve ser encaminhado ao profissional responsável para o devido plano de ação de cobrança. Esse controle permite uma redução das perdas com pessoas inadimplentes na sua empresa.
Plano de ação de cobranças
O plano de ação de cobranças deve ser rápido e eficiente. Por exemplo, se um cliente atrasa seu pagamento em 15 dias, já houve um problema. Com esse prazo a primeira cobrança deve ser feita e, se possível, uma negociação de pagamentos. Mas, caso a empresa não mantenha esse contato, um e-mail ou carta de aviso devem ser enviados.
Para que você faça esse passo com eficiência é preciso ter em mãos todos os documentos necessários. Mais de um telefone de contato, endereço completo, e-mail válido e demais informações sobre o cliente. Se nenhuma dessas tentativas deu certo, o nome do cliente deverá ser encaminhado ao Serasa e SPC.
Concessões de crédito
Muitas empresas aboliram as prestações e trabalham apenas com cartão de crédito. Isso diminui um pouco a quantidade de clientes, mas, mais importante, mantém os pagamentos em dia. Alguns estabelecimentos oferecem concessão de crédito a seus clientes com taxas de juros. Mas, para que isso seja feito, é preciso uma boa análise prévia.
Não é qualquer pessoa que pode obter crédito, apenas pessoas que estão realmente precisando e possuem um histórico positivo em instituições financeiras e demais estabelecimentos. Esse histórico deve ser analisado antes de fazer o empréstimo. Consulte o CPF, veja referências de empresas de confiança e muito mais.
Além disso, um limite deve ser estabelecido sobre as concessões de crédito. Ele pode ser mensal ou semanal. A empresa deve analisar muito isso e ver se tal crédito é rentável.
Consulta ao CPF
Hoje em dia as empresas estão com sistemas cada vez mais modernos, o que é essencial. Então, fica muito mais fácil a consulta de algum CPF antes de qualquer compra. Caso este esteja regular, então está liberada a compra – mas, se estiver irregular, não será possível.
Controle de inadimplência diário
Independente do tamanho de sua empresa, é essencial um profissional dedicado a realizar o controle de inadimplentes. Esse é um problema que acontece em todas as empresas e deve ser trabalhado todos os dias. Assim como há funcionários para vender, também são necessários funcionários para cobrar.
Com essas dicas sobre o controle de inadimplência a sua empresa vai reduzir muito seu prejuízo nesse quesito. Afinal, é melhor eliminar de sua carta de clientes as pessoas que não pagam do que manter e receber atrasado, então pense nisso e valorize sempre os bons clientes.
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