O empreendedor brasileiro antes, durante e após o início do seu negócio se depara com uma série de dificuldades que são de desestimular até mesmo os mais otimistas.
Por essa razão é que muitas pessoas têm receio de começar um negócio no Brasil. Ao mesmo tempo que os que tiveram os seus negócios e tiveram que fechar as portas tendem a desaconselhar os jovens empreendedores.
Por isso, é preciso que você saiba algumas das maiores dificuldades do mercado antes mesmo de entrar nele. Dessa maneira você poderá se preparar com antecedência aos problemas e vir com soluções.
E é pensando nisso que separamos aqui 5 dos maiores desafios que o empreendedor brasileiro enfrenta na hora de se inserir no mercado. Se você está cogitando abrir o seu negócio, leia este artigo e saiba mais sobre essas dificuldades e como se precaver para elas. Vamos nessa?
01. Gestão de pessoas
Uma das maiores dificuldades do empreendedor brasileiro está justamente no pessoal, que são o maior ativo que uma empresa pode ter.
A gestão de pessoas no Brasil caminha a passos curtos, já que a grande dificuldade apontada por empresários é a formação de lideranças para a empresa.
E, pode parecer uma surpresa, mas as ações de desenvolvimento de lideranças é, em contrapartida uma das ações menos utilizadas nas empresas.
Assim, a gestão de pessoas com foco em construir lideranças nas suas equipes é um ponto fundamental para qualquer negócio. Sem isso a empresa acaba estagnada ou, pior, andando em círculos.
Assim, tenha em mente que é sempre necessário investir em ações de desenvolvimento de líderes para que o seu negócio possa crescer de dentro para fora.
Com o agravamento da crise provocado pelo governo vigente, falar de finanças, que já era complicado, se tornou um grande desafio para empreendedores de uma maneira geral.
Algumas das razões pelas quais isso se torna um agravante é que, somado a crise, os custos da empresa estão aumentando exponencialmente e acima da receita.
Isso é um sinal da pressão que a inflação tem exercido nos últimos anos.
03. Burocracia
O empreendedor brasileiro sabe bem que para começar, manter e até mesmo encerrar o seu negócio a burocracia é a grande vilã das empresas.
Dentre as maiores dificuldades apontadas, obviamente, está a área jurídica e a área de regulação dos impostos (tributária).
Todos sabem que declarar renda e fazer os cálculos dos impostos são uma dor de cabeça que, aparentemente não tem data para acabar ou diminuir. Por essa razão é que o Brasil está entre os países mais difíceis de se abrir um negócio – e entre os mais caros também.
04. Inovação
O desenvolvimento de novos produtos é a maior barreira de inovação que os empreendedores encontram nesse quesito.
Setores como o da Tecnologia da Comunicação e da Informação são os que mais tendem a passar por dificuldades na hora de se renovar.
Assim, uma das saídas do mercado é privilegiar e promover profissionais que resolvam problemas de forma mais inovadora e dinâmica – as empresas que adotam essa postura, inclusive, são as que mais mostraram desenvoltura na hora de lidar com esse problema.
05. Marketing e Vendas
A satisfação do cliente é um dos maiores pontos de dificuldade quando se trata de marketing e vendas. Assim como o trabalho de divulgação que tem procurado novas formas de se reinventar com o marketing digital, por exemplo.
Mas a retenção e a geração de novos clientes tem sido um ponto amplamente discutido como uma das maiores dificuldades do empreendedor brasileiro na hora de lidar com os seus produtos e os seus clientes de uma forma geral.
E aí, gostou do artigo acima? Que tal deixar um comentário abaixo? Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais e de marcar os seus amigos. Fique de olho em mais novidades para você e até a próxima!